Acidente de trem interoceânico deixa 13 mortos e quase 100 feridos no México
Transportando 241 passageiros e nove tripulantes, veículo viajava entre o Golfo do México e o Oceano Pacífico


Camila Stucaluc
Pelo menos 13 pessoas morreram e outras 98 ficaram feridas após um trem descarrilar na região sudoeste de Oaxaca, no México, na tarde de domingo (28). Segundo autoridades, o acidente ocorreu quando o trem, composto por duas locomotivas, fez uma curva perto da cidade de Nizanda.
O trem interoceânico, que viajava entre o Golfo do México e o Oceano Pacífico, transportava 241 passageiros e nove tripulantes. Após o acidente, equipes de resgate foram mobilizadas ao local, além de policiais responsáveis por levantar informações técnicas e operacionais para apurar as circunstâncias do ocorrido.
Pelas redes sociais, a presidente mexicana Claudia Sheinbaum informou que cinco dos feridos encontram-se em estado grave. Eles foram encaminhados para tratamento em hospitais em Matías Romero e Salina Cruz, bem como para unidades em Juchitán e Ixtepec.
“Dei instruções ao Secretário da Marinha e ao Subsecretário de Direitos Humanos do Ministério do Interior para que se dirijam ao local e atendam pessoalmente às famílias. O Secretário do Interior coordenará os esforços. Agradeço o apoio do governador de Oaxaca e sua equipe”, escreveu a presidente.
O chamado corredor interoceânico foi inaugurado no México em 2023, visando expandir o transporte ferroviário de passageiros e carga no país. Trata-se de uma das obras de infraestrutura mais importantes do governo do ex-presidente Andrés Manuel López Obrador, como parte de uma estratégia para impulsionar o desenvolvimento econômico no sudeste do México.









