Anvisa determina recolhimento de marca de café especial por irregularidades
Agência apontou que Vibe Coffee não tem licença sanitária ou regularização dos produtos; empresa disse que já tomou medidas de adequação


Camila Stucaluc
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a suspensão da comercialização, distribuição, fabricação, propaganda e uso de todos os cafés da marca Vibe Coffee, do Espírito Santo. A medida foi anunciada na segunda-feira (3), após o produto passar por uma inspeção sanitária.
Segundo a agência, a Vibe Coffee não tem licença sanitária, bem como regularização dos produtos. A empresa também apresentou falhas graves de boas práticas de fabricação, como a ausência de rastreabilidade, a ausência de procedimentos operacionais padrão e condições inadequadas de higienização.
Em comunicado, a Vibe Coffee defendeu que não possui qualquer auto de infração, notificação ou processo administrativo junto ao órgão. Disse, ainda, que foi a própria empresa quem solicitou uma inspeção da Vigilância Sanitária do Espírito Santo, "com o objetivo de obter orientações técnicas para a emissão do alvará sanitário".
“Portanto, não se tratou de denúncia, mas de uma iniciativa voluntária da própria Vibe Coffee. Durante a inspeção, foram identificadas algumas irregularidades estruturais e ausência de determinados Procedimentos Operacionais Padrão (POPs). De imediato, a empresa suspendeu suas atividades para realizar as obras e adequações necessárias”, disse.
+ Canetas emagrecedoras reduzem risco de infarto e AVC em 20%, aponta estudo
A expectativa da empresa é que as ações sejam concluídas até sexta-feira (7). Após as correções, as evidências serão encaminhadas à Vigilância Sanitária Estadual para reavaliação e liberação do retorno das operações. “A Vibe Coffee é uma empresa familiar, cuja produção atual é inferior a 200 kg de café por mês, reforçando seu caráter artesanal e de pequeno porte”, reforçou.








