Saúde

Alimentação saudável pode melhorar a qualidade do sono imediatamente, mostra estudo

Pesquisa analisou influência de frutas e legumes no tempo de descanso; resultados apareceram na primeira noite após a mudança alimentar

W
Wagner Lauria Jr.
Dieta pode influenciar sono, mostra estudo | Freepik

Dieta pode influenciar sono, mostra estudo | Freepik

Dormir mal não afeta apenas o cansaço do dia seguinte. Pesquisas mostram que interrupções no sono podem ter consequências sérias a longo prazo, prejudicando a saúde do coração, o metabolismo, a memória, o aprendizado, o humor, a produtividade e até os relacionamentos. Mas uma boa notícia pode mudar esse cenário: um novo estudo indica que pequenas mudanças na alimentação podem ajudar a dormir melhor – e os resultados podem aparecer na primeira noite após a mudança alimentar.

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

O trabalho, publicado na revista Sleep Health: The Journal of the National Sleep Foundation, analisou como a dieta de jovens adultos influenciava a qualidade do sono. Os participantes registraram tudo o que comeram ao longo do dia em um aplicativo e usaram um monitor de pulso capaz de medir seus padrões de sono.

Os pesquisadores se concentraram na chamada "fragmentação do sono", que indica a frequência com que a pessoa acorda ou passa do sono profundo para o leve durante a noite.

Frutas, vegetais e carboidratos saudáveis fazem a diferença

O resultado foi claro: quem consumiu mais frutas, vegetais e carboidratos complexos, como grãos integrais, teve um sono mais profundo e menos interrompido. Os pesquisadores estimam que pessoas que comem as cinco xícaras de frutas e vegetais recomendadas diariamente pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) podem ter uma melhora de até 16% na qualidade do sono.

"16 por cento é uma diferença altamente significativa e é notável que a mudança tenha sido observada em menos de 24 horas", explica a professora Esra Tasali, diretora do Centro do Sono da Universidade de Chicago e coautora sênior do estudo.

Esse é o primeiro estudo a mostrar uma conexão temporal clara entre o que se come durante o dia e a qualidade do sono medida objetivamente naquela mesma noite. Pesquisas anteriores já haviam observado que pessoas que consomem mais frutas e vegetais relatam dormir melhor, mas não havia dados tão precisos.

Uma solução simples e acessível

Para a professora Marie-Pierre St-Onge, diretora do Centro de Excelência em Pesquisa do Sono e Circadiana da Universidade Columbia, a descoberta é animadora:

"As pessoas sempre me perguntam se existe algo que elas possam comer para dormir melhor. Agora sabemos que pequenas mudanças na alimentação podem ter um impacto real. Isso é fortalecedor, um descanso melhor está sob seu controle", diz.

Os cientistas destacam que novas pesquisas ainda são necessárias para confirmar a relação de causa e efeito e entender os mecanismos por trás desse impacto positivo. Os efeitos podem estar ligados à digestão, ao metabolismo ou até ao sistema nervoso. Mas, com base nas evidências atuais, os especialistas já recomendam uma dieta rica em frutas, vegetais e carboidratos complexos para favorecer um sono de qualidade a longo prazo.

O estudo contou com pesquisadores da Universidade de Chicago, da Universidade Columbia e da Universidade da Califórnia, San Diego, e recebeu apoio dos Institutos Nacionais de Saúde dos EUA e do Centro de Pesquisa e Treinamento em Diabetes da Universidade de Chicago.

* Com informações do Futurity

Leia mais

Ver tudo
Imagem da notícia: Conselho de Ética mantém ação que pode cassar Erika Hilton

Conselho de Ética mantém ação que pode cassar Erika Hilton

Imagem da notícia: Lula diz que Brasil terá IA própria: “Não tem mais volta”

Lula diz que Brasil terá IA própria: “Não tem mais volta”

Imagem da notícia: Terremoto põe à prova governo de Espriella horas após posse

Terremoto põe à prova governo de Espriella horas após posse

Imagem da notícia: Patrimônio de Carlos Bolsonaro cresce 40,4% desde 2024

Patrimônio de Carlos Bolsonaro cresce 40,4% desde 2024

Imagem da notícia: Conselho de Ética mantém ação que pode cassar Erika Hilton

Conselho de Ética mantém ação que pode cassar Erika Hilton

Imagem da notícia: Lula diz que Brasil terá IA própria: “Não tem mais volta”

Lula diz que Brasil terá IA própria: “Não tem mais volta”

Imagem da notícia: Terremoto põe à prova governo de Espriella horas após posse

Terremoto põe à prova governo de Espriella horas após posse

Imagem da notícia: Patrimônio de Carlos Bolsonaro cresce 40,4% desde 2024

Patrimônio de Carlos Bolsonaro cresce 40,4% desde 2024

Últimas notícias

Mega-Sena 3.043: veja os números sorteados

Prêmio é de R$ 3 milhões

Família busca por jovem LGBT desaparecido no Catar

Iago Carlos da Silva, de 24 anos, está sem dar notícias há quatro dias; parentes temem que ele tenha sido preso por homossexualidade ser crime no país

Aeroporto na Colômbia continua fechado para voos comerciais

Terminal de Pereira teve parte do teto destruída pelo terremoto e ainda não tem previsão de reabertura

Polícia investiga morte de empresária após plásticas no PA

Giovanna Coelho Gomes, de 29 anos, morreu um dia após realizar procedimentos estéticos; família questiona atendimento médico no pós-operatório

Motta cita temor da bancada evangélica com PL da misoginia

Presidente da Câmara afirma que bancada teme criminalização de manifestações religiosas e quer negociar

Memphis Depay: por que o Corinthians desistiu de renovar?

Decisão foi atribuída a questões financeiras; clube deve mais de R$ 40 milhões ao atacante holandês