2025: o que nos impede de manter o entusiasmo ao longo do ano?
Especialista explica por que essa energia de "renovação" se esvai e como manter o espírito de renovação do Réveillon
Brazil Health
O Natal e a chegada de um novo ano nos envolvem em um clima de renovação, entusiasmo e definição de novos propósitos. Esse momento nos conecta com algo mais profundo dentro de nós, aquecendo nossos corações e trazendo um sentimento de esperança por dias melhores.
+ Fim de ano: dia 24 é feriado? E 31? Recebo dobrado? Veja perguntas e respostas
A energia que sentimos em festas como o Natal é conhecida em algumas culturas como um “rito de passagem”. Embora esses rituais variem ao redor do mundo, todos têm algo em comum: a necessidade humana de simbolizar e expressar nossas experiências e sentimentos de forma significativa, seja fazendo um brinde ou colocando no papel as promessas para o Ano Novo.
Esse tipo de celebração também ocorre em outros momentos importantes da vida, como a festa de 15 anos, que marca a transição da infância para a juventude; o casamento, que simboliza o início de uma nova família; ou o batismo, que representa a acolhida de uma pessoa na comunidade cristã e seu fortalecimento espiritual.
O que nos impede de manter as boas intenções ao longo do ano?
O mitólogo Joseph Campbell dizia que todos nós buscamos viver uma vida com sentido. Não basta apenas passar por experiências externas; elas precisam ressoar profundamente em nosso interior para que possamos sentir o verdadeiro valor de estarmos vivos -–não apenas por fora, mas também interiormente.
Muitas tradições antigas compartilham dessa ideia, ensinando que a verdadeira jornada humana não é apenas alcançar realizações concretas, mas também encontrar sabedoria e crescimento interior. Em essência, todas as culturas buscam algo em comum: uma vida com mais significado e uma expressão verdadeira da nossa alma.
Esses “ritos de passagem” nos convidam a lembrar essa jornada interior, a voltar ao que realmente importa, especialmente depois de períodos em que nos deixamos levar pelo automatismo, pelas tarefas diárias e pela busca incessante de resultados exteriores. São momentos para “respirar”, para retornar às origens. Se bem aproveitados, podem se tornar uma força transformadora, trazendo mudanças profundas, além de nova força e motivação para a vida.
Porém, por que, com o tempo, essa energia de renovação se esvai e voltamos à rotina de sempre: correr atrás de metas, cumprir tarefas, nos sentir estressados e esperar pelas próximas férias para descansar de tudo isso? O que nos impede de manter o entusiasmo e as boas intenções ao longo do ano?
A resposta é que, por mais que desejemos felicidade, paz, liberdade e amor, não basta querer. Precisamos saber qual caminho seguir para alcançar esses objetivos.
A filosofia, que é o amor à sabedoria, nos ensina que a chave para realizar nossos sonhos está em renová-los (por meio dos nossos “ritos de passagem”, como o Ano Novo) e em mudarmos nossas motivações e concepções de vida. Isso significa não buscar apenas prazeres momentâneos e conforto, mas também o crescimento interior. Devemos buscar respostas para nos tornarmos seres humanos melhores e mais sábios, alicerçando nossa vida no desenvolvimento das nossas potencialidades interiores.
Na prática, uma verdadeira mudança só é possível quando temos uma motivação profunda, que se renova continuamente. Quando colocamos a bondade acima do egoísmo, a liberdade acima da escravidão dos nossos próprios desejos, a vontade acima da preguiça e a justiça acima do interesse pessoal, começamos a girar a roda da transformação da vida. Com isso, veremos mudanças reais no nosso Ano Novo, porque nossos valores terão mudado de verdade, trazendo consigo uma nova motivação.
Dizem que, quando damos um passo em direção a uma virtude humana, a natureza nos responde generosamente. Ouça os sonhos da sua alma e lembre-se deles sempre. Isso dará a você mais força e motivação para crescer. Se essas ideias ressoam em seu coração, fica o convite para experimentar. Vale a pena!
*Graziele Santoro é psicóloga CRP 01/11128