Política

Votação do Orçamento deve ocorrer até 18 de março, diz presidente da CMO

Deputado Julio Arcoverde afirmou que decisão do STF sobre emendas vai destravar votação

Imagem da noticia Votação do Orçamento deve ocorrer até 18 de março, diz presidente da CMO
Foto: José Cruz/Agência Brasil

O presidente da Comissão Mista de Orçamento (CMO), o deputado federal Julio Arcoverde (PP-PI), disse nesta quinta-feira (27) que a votação do Orçamento de 2025 deve acontecer até o dia 18 de março.

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

Segundo o deputado, a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino, de liberar as emendas parlamentares, irá destravar a análise do projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) no Congresso Nacional.

Arcoverde afirmou que seria irresponsável aprovar uma peça orçamentária antes da definição de regras e normas sobre as emendas. As discussões sobre o assunto serão retomadas com mais força no dia 11.

"A CMO irá cumprir o seu papel constitucional de entregar ao país um Orçamento exequível, realista e com mecanismos de transparência no uso dos recursos públicos", diz o parlamentar.

Com as ações sobre as emendas analisadas pelo STF para garantir transparência e rastreabilidade na execução da fatia do orçamento indicada por parlamentares, sob relatoria de Dino, a tramitação do Orçamento — que deveria ter sido aprovado no fim de 2024 — estava parada. Sem essa definição, o Executivo só pode utilizar 1/12 do valor previsto para o custeio da máquina pública por mês.

Na quarta (26), o ministro o STF homologou o plano de trabalho proposto pelo governo federal e Congresso sobre as emendas. O plenário irá analisar decisão de Dino a partir desta sexta (27).

Últimas Notícias