Publicidade
Política

Viagem de Lula à França sela aliança estratégica com Macron às vésperas da COP30

Essa será a primeira visita de Estado do Brasil à França após 13 anos sem marcar presença oficial no país europeu

Imagem da noticia Viagem de Lula à França sela aliança estratégica com Macron às vésperas da COP30
Lula e Macron | Divulgação/Ricardo Stuckert/PR
Publicidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarca nesta quarta-feira (4) para uma visita de Estado à França. A viagem será até o dia 9 de junho. A expectativa é que a visita tenha como destaque o lançamento de uma nova declaração conjunta sobre mudanças climáticas, ao lado do presidente francês, Emmanuel Macron.

Essa será a primeira viagem de Estado do Brasil à França depois de 13 anos sem marcar presença oficial no país europeu.

+ Lula marca presença na posse de João Campos e sinaliza laços com o PSB

Segundo o Itamaraty, os dois países também devem anunciar a criação de um corredor marítimo descarbonizado, além de firmar cerca de 20 atos bilaterais em áreas como segurança, educação, vacinas e ciência. Brasil e França ainda devem fazer anúncios de novos investimentos mútuos.

Parceria econômica e diplomática

A França é hoje o terceiro maior investidor no Brasil, com um estoque de mais de US$ 66,3 bilhões. A corrente de comércio entre os dois países chegou a US$ 9,1 bilhões em 2024.

+ BRICS no Parlamento: Congresso inicia junho com foco em delegações internacionais

A expectativa é de que Lula e Macron discutam temas estratégicos, como reforma da governança global, defesa do multilateralismo, combate ao extremismo e preparação para a COP30, marcada para novembro, em Belém.

Cerimônias oficiais e encontros bilaterais

O primeiro compromisso oficial de Lula em Paris será na quinta (5), com cerimônia de chegada ao Pátio de Honra da Esplanada dos Inválidos, local tradicional de desfiles militares. Depois, o presidente brasileiro terá reunião com Macron no Palácio do Eliseu, seguida da assinatura de acordos e declarações à imprensa.

+ Governo autoriza uso das Forças Armadas para garantir segurança na COP30

Reconhecimento acadêmico e agenda cultural

Na sexta (6), Lula receberá o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Paris 8 e visitará a exposição do "Ano do Brasil na França", no Grand Palais. A temporada cultural se estenderá até setembro, com eventos em mais de 50 cidades francesas, envolvendo arte, ciência, educação e meio ambiente.

Ainda na área cultural, Lula será homenageado pela Academia Francesa. Antes dele, apenas Dom Pedro II recebeu a mesma honraria, em 1872.

+ Alckmin convida Papa Leão XIV para COP30, em Belém

Fórum Econômico e reconhecimento sanitário

No mesmo dia, o presidente participa do Fórum Econômico Brasil-França, ao lado de autoridades e empresários dos dois países.

Lula também vai oficializar o reconhecimento do Brasil como país livre da febre aftosa sem vacinação, aprovado em assembleia da Organização Mundial de Saúde Animal, no último dia 29 de maio.

Submarinos, segurança e agenda internacional

A agenda inclui também uma visita à cidade de Toulon, onde Lula e Macron devem tratar da cooperação no Programa de Desenvolvimento de Submarinos (ProSub). A reunião na Base Naval da Marinha Francesa será uma retribuição ao encontro de março de 2024, quando Macron esteve no Brasil.

+ COP30 será um teste para Brasil, diz diplomata do Azerbaijão

Já em Lyon, Lula visitará a sede da Interpol, atualmente sob comando do brasileiro Valdecy Urquiza, delegado da Polícia Federal (PF).

COP dos Oceanos e economia azul

No dia 8, Lula deve participar de um evento em Mônaco sobre economia azul e financiamento para conservação dos oceanos. Em seguida, segue para Nice, onde participa da 3ª Conferência das Nações Unidas sobre os Oceanos, ao lado de líderes de ao menos 60 países.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade