Polícia

Exclusivo: Novas imagens mostram suspeito furtando obras de arte em São Paulo

Câmeras flagraram homem retirando gravuras no centro de São Paulo e deixando obras em prédio próximo ao local do crime

,

Novas imagens de câmeras de segurança revelam a ação de um dos suspeitos de furtar 13 obras de arte da Biblioteca Mário de Andrade, no centro de São Paulo.

SBT News Logo

Siga o SBT News no Google Discover e fique por dentro das últimas notícias.

Siga no Google Discover

O crime ocorreu no último domingo, e os registros mostram o homem quebrando molduras em plena via pública e circulando com as gravuras pela região.

O suspeito é Gabriel Pereira Rodrigues de Mello, de 39 anos, conhecido como “Gargamel”, apontado pela Polícia Civil como o responsável por comandar o furto das obras.

As imagens mostram Gabriel quebrando as molduras das gravuras na rua para retirar parte das peças.

Movimentação após o furto

Câmeras de segurança registraram o suspeito caminhando pelas ruas do centro com as gravuras e entrando no prédio onde mora, também na região central, logo após o crime.

Ele aparece vestindo camiseta vinho e boné azul, carregando algumas obras debaixo do braço. Minutos depois, sai do apartamento — localizado no quinto andar, com outra roupa, agora usando camiseta e boné brancos.

Na sequência, Gabriel encontra o comparsa Felipe dos Santos Fernandes, de 31 anos, que foi preso na última segunda-feira. As investigações indicam que Gabriel retornou ao mesmo prédio após quebrar as molduras.

Justiça decreta prisão e polícia busca obras

A pedido da Polícia Civil, a Justiça decretou a prisão de Gabriel, que já possui passagens por roubo e furto. As investigações continuam para localizar as obras de arte, que teriam sido retiradas do prédio por uma terceira pessoa ainda não identificada.

Entre as peças levadas estão obras de Cândido Portinari e Henri Matisse. A Biblioteca Mário de Andrade, considerada a segunda maior do país, completou 100 anos em fevereiro e enfrenta problemas recorrentes de segurança, segundo autoridades.

Assuntos relacionados

obra de arte
Roubo
São Paulo

Últimas Notícias