Câmara aprova Lei Marília Mendonça que reconhece música sertaneja como patrimônio cultural
Projeto homenageia a cantora e valoriza a música caipira e sertaneja como manifestação cultural nacional

Antonio Souza
A Câmara dos Deputados aprovou nesta sexta-feira (12) a chamada Lei Marília Mendonça, que reconhece a música caipira e sertaneja como manifestação cultural nacional. O projeto será agora enviado para análise do Senado Federal.
De autoria da deputada federal Flávia Morais (PDT-GO), o projeto foi apresentado em novembro de 2023 e presta homenagem à cantora Marília Mendonça, morta em um acidente aéreo em 2021.
O texto estabelece que o sertanejo faz parte da identidade cultural brasileira, sendo fundamental para a preservação das tradições e das raízes do país.
Outro ponto do projeto prevê o incentivo ao ensino da viola caipira, instrumento tradicional do gênero musical.
“A viola é um instrumento característico desse gênero musical, e promover sua aprendizagem contribui para a transmissão do conhecimento e das técnicas necessárias para a sua prática.”
Após a aprovação na Câmara, o projeto segue agora para o Senado Federal. Caso seja aprovado sem alterações, o texto vai à sanção presidencial.
Homenagem à cantora
Marília Mendonça morreu em 5 de novembro de 2021, aos 26 anos, após o avião em que estava cair depois de atingir um cabo de energia na cidade de Piedade de Caratinga, no interior de Minas Gerais.
O acidente causou comoção nacional e marcou o país, encerrando precocemente a trajetória de uma artista que se tornou símbolo do chamado feminejo e da renovação do sertanejo.









