"Terraplanismo argumentativo", diz advogado de Augusto Heleno sobre denúncias contra ex-ministro
Matheus Milanez diz que não há provas contra o seu cliente, que comandou Gabinete de Segurança Institucional no governo Bolsonaro

Vinícius Nunes
O advogado Matheus Mayer Milanez, defensor do general Augusto Heleno, disse nesta terça-feira (25) não haver provas contra o seu cliente e que o Ministério Público estaria sob um "terraplanismo argumentativo". O ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é um dos denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por tentativa de golpe de Estado.
+ Advogado de Bolsonaro diz ser "impossível" planejamento de golpe pelo ex-presidente
"Por isso, falamos em terraplanismo argumentativo. Se está querendo colocar Augusto Heleno na organização criminosa. 'O que precisamos produzir de prova que é possível enquadrar Augusto Heleno aqui?'", disse o advogado.
Milanez diz que nenhum dos ouvidos pela Polícia Federal (PF) colocou Heleno como operador da trama golpista. Nenhuma interceptação, nenhuma mensagem ou depoimento colocariam o general no plano de golpe, segundo o seu advogado.
Dessa forma, ainda conforme Milanez, não há provas contra o seu cliente, o que resultaria na negação por parte do Supremo Tribunal Federal (STF) da denúncia da PGR.
As denúncias contra Bolsonaro, Heleno e mais seis pessoas são julgadas pela Primeira Turma do STF nesta terça (25). Se considerados réus, eles serão julgados pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça contra o patrimônio da União, e deterioração de patrimônio tombado.