Tarifaço de Trump: Governo Lula está aberto ao diálogo, mas avalia todas as possibilidades para responder EUA
Nota conjunta do Ministério do Desenvolvimento e Itamaraty ressalta relação entre os dois países após anúncio de tarifa de 10% sobre produtos brasileiros
Yumi Kuwano
O governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentou, nesta quarta-feira (2), a decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de aplicar uma tarifa de 10% aos produtos brasileiros que entrarem no país e disse que avalia todas as ações possíveis em resposta à medida, mesmo se mantendo aberto ao diálogo.
"O governo brasileiro avalia todas as possibilidades de ação para assegurar a reciprocidade no comércio bilateral, inclusive recurso à Organização Mundial do Comércio, em defesa dos legítimos interesses nacionais", afirma o governo.
+ Lei da Reciprocidade é aprovada na Câmara
A nota conjunta do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e do Ministério de Relações Exteriores afirma que a decisão viola os compromissos dos EUA com a OMC e que o Brasil buscará defender os interesses dos produtores nacionais.
O texto também ressalta a relação econômica entre os dois países, com superávit de US$ 28,6 bilhões em 2024.
"A imposição unilateral de tarifa linear adicional de 10% ao Brasil com a alegação da necessidade de se restabelecer o equilíbrio e a “reciprocidade comercial” não reflete a realidade", completa a nota.
+ Donald Trump anuncia tarifa de 10% para produtos do Brasil
Nesta quarta, Trump anunciou taxas ao Brasil e mais de 25 países, além de União Europeia e Reino Unido. Camboja e Vietnã foram os países que receberam as maiores taxas recíprocas, 49% e 46% respectivamente. A medida faz parte do que o governo norte-americano chama de 'Dia da Libertação'.
Simultaneamente, no Brasil, a Câmara dos Deputados aprovou, em votação simbólica, a Lei da Reciprocidade, que permite ao Brasil adotar medidas contra países que imponham barreiras comerciais a produtos nacionais no mercado global. O texto segue para sanção presidencial.