Publicidade
Mundo

Trump anuncia tarifa de 25% para os automóveis importados da Europa e países asiáticos

Medida entra em vigor à 0h de quinta-feira (3)

• Atualizado em
Publicidade

O presidente Donald Trump anunciou nesta quarta-feira (2) que os Estados Unidos irão impor tarifa de 25% para os automóveis importados da Europa e países asiáticos. A medida começa a valer às 00h.

"Os Estados Unidos tem sido vilipendiado há anos. Eles fazem conosco e nós fazemos contra eles.", disse Trump. "Essa é a nossa declaração de independência econômica. Países ficam ricos às custas dos Estados Unidos há anos", argumentou.

Trump prometeu ainda que o 'tarifaço' vai estimular a indústria americana e trazer empregos de volta, além de fazer os preços de produtos baixarem. "Eles aplicam taxas que dizimam nosso país", afirmou o republicano, citando a União Europeia em relação à indústria automotiva.

O anúncio faz parte do que o governo norte-americano chama de 'Dia da Libertação', porque, segundo Trump, libertará os EUA de produtos estrangeiros. As novas tarifas também são uma tentativa de impulsionar a manufatura nos EUA e punir outros países por aquilo que Trump afirmou serem anos de 'práticas comerciais injustas'. No entanto, segundo a avaliação da maioria dos economistas, essa medida arriscada ameaça levar a economia a uma recessão e prejudicar alianças de longa data. A medida se soma à recente aplicação de tarifas de 25% sobre todas as importações de aço e alumínio nos EUA, independentemente do país de origem.

Diversos países já afirmaram que irão retaliar as tarifas impostas. É o caso da União Europeia. Em discurso nesta semana, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou que a UE tem “um plano forte” para revidar contra os EUA.

Aqui no Brasil, o Senado Federal aprovou o projeto de lei da reciprocidade que autoriza o Brasil a adotar sanções a países que imponham barreiras comerciais ou ambientais excessivas.

Vários outros países, como Canadá, México, China, Japão e Coreia do Sul, também afirmaram ter planos de retaliação.

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade