Donald Trump anuncia tarifa de 10% para produtos do Brasil
Estados Unidos também irá impor tarifa de 34% para China e 20% para União Europeia; outras nações serão afetadas
Giovanna Colossi
O presidente Donald Trump anunciou nesta quarta-feira (2) que os Estados Unidos irão impor uma tarifa de 10% para produtos do Brasil. A medida faz parte do que o governo norte-americano chama de 'Dia da Libertação'.
Utilizando um quadro, Trump também anunciou tarifas para mais de 25 países, além de União Europeia e Reino Unido. Camboja e Vietnã foram os países que receberam as maiores taxas recíprocas, 49% e 46% respectivamente.
"Vocês viram os números desproporcionais e injustos", disse Trump após mostrar o gráfico em que a grande maioria dos países impõe tarifas mais altas do que as americanas. "É um tipo de reciprocidade, não uma reciprocidade total", argumentou, acusando as demais nações de trapacear em relação ao comércio com os Estados Unidos. "Vamos reconstruir nossa economia", reforçou.
+Trump anuncia tarifa de 25% para os automóveis importados da Europa e países asiáticos
“Os contribuintes foram enganados por mais de 50 anos”, afirmou. “Mas isso não vai mais acontecer...Estamos, finalmente, colocando a América em primeiro lugar", completou.
O anúncio é chamado de "Dia da Libertação" porque, segundo Trump, libertará os EUA de produtos estrangeiros. As novas tarifas também são uma tentativa de impulsionar a manufatura nos EUA e punir outros países por aquilo que Trump afirmou serem anos de 'práticas comerciais injustas'. No entanto, segundo a avaliação da maioria dos economistas, essa medida arriscada ameaça levar a economia a uma recessão e prejudicar alianças de longa data. A medida se soma à recente aplicação de tarifas de 25% sobre todas as importações de aço e alumínio nos EUA, independentemente do país de origem.
Diversos países já afirmaram que irão retaliar as tarifas impostas. É o caso da União Europeia. Em discurso nesta semana, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou que a UE tem “um plano forte” para revidar contra os EUA.
Aqui no Brasil, o Senado Federal aprovou o projeto de lei da reciprocidade que autoriza o Brasil a adotar sanções a países que imponham barreiras comerciais ou ambientais excessivas. Vários outros países, como Canadá, México, China, Japão e Coreia do Sul, também afirmaram ter planos de retaliação.
Europa e Ásia
Trump anunciou que os Estados Unidos irão impor tarifa de 25% para os automóveis importados da Europa e países asiáticos. A medida começa a valer às 00h.
"Os Estados Unidos tem sido vilipendiado há anos. Eles fazem conosco e nós fazemos contra eles", disse Trump. "Essa é a nossa declaração de independência econômica. Países ficam ricos às custas dos Estados Unidos há anos", argumentou.
Trump prometeu ainda que o 'tarifaço' vai estimular a indústria americana e trazer empregos de volta, além de fazer os preços de produtos baixarem. "Eles aplicam taxas que dizimam nosso país", afirmou o republicano, citando a União Europeia em relação à indústria automotiva.