Publicidade
Política

"Somente ele poderia decidir se iria ou não ser candidato", diz Lula sobre Biden

Presidente do Brasil comentou a decisão do americano de desistir de disputar a reeleição e afirmou que a relação do Brasil será "com quem for eleito"

Imagem da noticia "Somente ele poderia decidir se iria ou não ser candidato", diz Lula sobre Biden
Lula afirmou ter ficado "muito feliz" quando Biden foi eleito presidente dos EUA | Ricardo Stuckert/PR
Publicidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comentou, nesta segunda-feira (22), a decisão do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, de desistir de concorrer à reeleição. O petista disse que gosta e respeita "muito" Biden e que "somente ele poderia decidir se iria ou não ser candidato".

"Agora, eles vão escolher uma candidata ou um candidato e que o melhor vença a eleição. A relação do Brasil será com quem for eleito. Temos uma parceria estratégica com os Estados Unidos e queremos mantê-la", acrescentou.

Lula afirmou ainda ter ficado "muito feliz" quando Biden foi eleito presidente dos EUA, em 2020, e "mais ainda" pelos posicionamentos do democrata em defesa dos trabalhadores. "Estabelecemos juntos uma parceria estratégica em defesa do trabalho decente no mundo", disse, referindo-se ao lançamento da Parceria pelos Direitos dos Trabalhadores e Trabalhadoras, em setembro do ano passado.

+ Veja repercussão no Brasil da desistência de Biden e indicação de Kamala Harris nas eleições dos EUA

A manifestação de Lula foi publicada no X (antigo Twitter). O principal nome cotado para substituir Biden como o candidato do Partido Democrata nas eleições presidenciais dos EUA neste ano é a atual vice-presidente do país, Kamala Harris. O próprio Biden defendeu que ela seja a indicada pela sigla para concorrer.

O nome que for escolhido enfrentará o ex-presidente Donald Trump, filiado ao Partido Republicano. Nesta segunda, em sua rede social, a Truth Social, Trump zombou de Biden dizendo que esqueceu ter decidido não concorrer à reeleição.

"É um novo dia e Joe Biden não se lembra de ter desistido da corrida ontem! Ele está exigindo o seu calendário de campanha e organizando conversações com os presidentes Xi, da China, e Putin, da Rússia, sobre o possível início da 3ª Guerra Mundial. Biden é 'afiado, decisivo, enérgico, irritado e pronto para partir!'", escreveu.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade