Sem Lula, Conselhão está confirmado para esta quinta-feira e será presidido por Alckmin
Evento que reúne empresários terá anúncio de investimentos em projetos de bioeconomia, descarbonização e segurança energética, entre outros
Raphael Felice
Mesmo com a ausência do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, internado desde a madrugada desta terça-feira (10), o Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável, conhecido como Conselhão, segue marcado para esta quinta-feira (12). O evento será realizado no Palácio do Itamaraty e será presidido pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, que vem substituindo Lula nas agendas presidenciais desta semana.
+ Sem sequelas, Lula deve voltar às atividades na próxima semana
Esta será a quarta reunião plenária do Conselhão no Itamaraty, em Brasília. O órgão, composto por representantes da sociedade civil, é responsável pelo assessoramento do Presidente da República na formulação de políticas públicas e diretrizes de governo.
+ Trabalho de Lula é aprovado por 52% dos brasileiros, diz Quaest; 47% reprovam
A condução do evento será feita pelo ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais (SRI) da Presidência da República, Alexandre Padilha. Serão assinados decretos, sanções e acordos de cooperação de propostas geradas no Conselhão.
A cerimônia também será palco de anúncios relacionados ao Nova Indústria Brasil (NIB), como investimentos da missão 5 do programa, de projetos industriais de bioeconomia, descarbonização e transição e segurança energéticas. Esta parte caberá ao vice-presidente Geraldo Alckmin, que também acumula o cargo de ministro da Indústria.
+ Com Lula internado, Alckmin recebe primeiro-ministro da Eslováquia no Itamaraty
Apesar de não ter assumido o exercício da Presidência, Alckmin vem tomando a frente dos compromissos do presidente Lula. Na terça-feira (10), ele ficou responsável por receber o primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico, no Palácio do Itamaraty.
Nesta quarta-feira (11), ele participa da posse dos ministros Vital do Rêgo e Jorge Oliveira, do Tribunal de Contas da União (TCU), aos cargos de presidente e vice da corte, respectivamente. O vice-presidente foi recebido na tribuna ao lado do atual presidente Bruno Dantas, que será substituído por Vital do Rêgo.