SBT Notícias: Trump oficializa tarifa de 50% ao Brasil e impõe sanções a Alexandre de Moraes
Confira o que foi notícia ao longo do dia e os assuntos que serão destaque nesta quinta-feira (31); assista!
SBT Notícias
Os Estados Unidos anunciaram, nesta quarta-feira (30), a aplicação da Lei Magnitsky contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. A norma, criada em 2012 para punir estrangeiros acusados de violações de direitos humanos ou corrupção no entendimento dos EUA, prevê bloqueio de bens e restrições a movimentações financeiras, além da suspensão de perfis em redes sociais norte-americanas.
+ Lei Magnitsky: O que pode acontecer na prática com Moraes após decisão dos EUA
A decisão, que escala ainda mais a crise diplomática entre Brasil e EUA, foi publicada no site do Departamento do Tesouro norte-americano. No documento, o governo de Donald Trump acusa Moraes de promover uma "caça às bruxas ilegal contra cidadãos e empresas americanas e brasileiras" e volta a citar o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro.
O anúncio repercutiu ao longo do dia em Brasília e gerou reações de integrantes dos Três Poderes, inclusive do presidente Lula, que classificou como "inaceitável" a interferência externa no Judiciário brasileiro e prestou solidariedade ao ministro.
+ Lula critica tarifa dos EUA, repudia sanção a Moraes e promete proteger trabalhadores e empresas
As sanções a Alexandre de Moraes, porém, não foram o único movimento de Donald Trump contra o Brasil nesta quarta-feira. Poucas horas depois, o presidente norte-americano assinou a ordem executiva que confirmou o aumento de 10% para 50% da tarifa imposta a produtos brasileiros exportados ao país. A medida entra em vigor no dia 6 de agosto.
Trump justificou a taxação alegando que as "recentes políticas, práticas e ações do governo do Brasil" representam uma "ameaça à segurança nacional, à política externa e à economia dos Estados Unidos". Argumento que Lula chamou de "injustificável", alertando que a motivação política das medidas "atenta contra a soberania nacional e a própria relação histórica entre os dois países".
No entanto, para o alívio de alguns setores da economia brasileira, alguns produtos ficaram de fora do tarifaço. Ao todo, 694 itens de exportação foram isentos, incluindo suco de laranja, petróleo e derivados, aeronaves civis e suas peças.
+ Tarifaço dos EUA pode baixar preços de alimentos no Brasil, diz economista
Entre os itens que não foram isentos e podem impactar a economia brasileira, estão o café torrado e carne bovina. Ambos representam, 4,4% e 2,2% das exportações brasileiras aos Estados Unidos, respectivamente.
O SBT Notícias desta quinta-feira (31) traz os detalhes da movimentação do governo Trump, das sanções a Moraes à taxação dos produtos brasileiros nos EUA, e mostra toda repercussão política e os reflexos econômicos das medidas aqui no Brasil. Assista ao vivo, na tela do SBT e no canal do SBT News no YouTube.