"Questão da anistia já nasceu morta", afirma deputado petista após condenações no STF
Base governista vê julgamento como fim da discussão sobre anistia e destaca vitória da democracia
S
SBT News
11/09/2025, 23:30 • Atualizado em 13/09/2025, 00:25
compartilhar
A condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro e de outros réus por tentativa de golpe de Estado repercutiu imediatamente no Congresso Nacional. Para a base do governo, a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) representa um ponto final no debate sobre anistia.
Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.
O deputado Rogério Correia (PT-MG) afirmou que não há futuro para o projeto que busca anistiar envolvidos nos atos contra o Estado democrático de direito.
“A questão da anistia já nasceu morta. Isso é possibilidade que não existe. Dificilmente isso passa no Congresso Nacional. O Supremo já deu sinal claro. Aliás, tem jurisprudência, que é o caso do ex-deputado Daniel Silveira, onde foi dado para ele o indulto pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. E esse indulto foi derrubado no Supremo exatamente porque o crime dele era contra o artigo quinto. O que garante que para aqueles que fizeram ou tentaram abolir o Estado democrático de direito, não há possibilidade de indulto, de perdão ou de anistia”, declarou o parlamentar.
Já o líder do PT na Câmara, deputado Lindbergh Farias, destacou que a condenação representa uma vitória da democracia.
“Esse é o momento em que o Brasil está dizendo: golpe de Estado é crime. Jair Bolsonaro está condenado. Eu espero sinceramente que todas as instituições, que a Câmara dos Deputados da qual eu faço parte, que a gente entenda esse recado”, afirmou.
"Questão da anistia já nasceu morta", afirma deputado petista após condenações no STFBase governista vê julgamento como fim da discussão sobre anistia e destaca vitória da democraciaPolítica2025-09-11T23:30:50.314ZA e de outros réus por tentativa de golpe de Estado repercutiu imediatamente no Congresso Nacional. Para a base do governo, a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) representa um ponto final no debate sobre anistia. O deputado Rogério Correia (PT-MG) afirmou que não há futuro para o projeto que busca anistiar envolvidos nos atos contra o Estado democrático de direito. “A questão da anistia já nasceu morta. Isso é possibilidade que não existe. Dificilmente isso passa no Congresso Nacional. O Supremo já deu sinal claro. Aliás, tem jurisprudência, que é o caso do ex-deputado Daniel Silveira, onde foi dado para ele o indulto pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. E esse indulto foi derrubado no Supremo exatamente porque o crime dele era contra o artigo quinto. O que garante que para aqueles que fizeram ou tentaram abolir o Estado democrático de direito, não há possibilidade de indulto, de perdão ou de anistia”, declarou o parlamentar. Já o líder do PT na Câmara, deputado Lindbergh Farias, destacou que a condenação representa uma vitória da democracia. “Esse é o momento em que o Brasil está dizendo: golpe de Estado é crime. Jair Bolsonaro está condenado. Eu espero sinceramente que todas as instituições, que a Câmara dos Deputados da qual eu faço parte, que a gente entenda esse recado”, afirmou.São PauloSPSudestehttps://sbtnews.sbt.com.br/noticia/politica/questao-da-anistia-ja-nasceu-morta-afirma-deputado-petista-apos-condenacoes-no-stf
Lula diz que enviará Múcio à Venezuela na próxima semana
Presidente pediu um minuto de silêncio por mortos e feridos durante cerimônia da Marinha em Santa Catarina e disse que país precisa investir mais em defesa
Governo admite discutir apoio a setores na escala 6x1
Ministro diz que PEC é “compatível” com economia do país e afirma que eventual suporte às empresas será discutido durante tramitação da proposta no Senado