PSDB vê perda de mais deputados e deve sofrer para consolidar terceira via em 2026; veja análise
Sigla tem sofrido com avanço do bolsonarismo sobre quadros da legenda; presidente da legenda tenta atrair jovens e melhorar presença digital do partido
O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) tem perdido deputados federais na composição da Câmara. Após Carlos Sampaio e Beto Richa, Paulo Alexandre Barbosa discute saída da legenda. Esse cenário pode trazer dificuldades para a sigla se consolidar como terceira via nas eleições de 2026, analisou o editor do SBT News em Brasília, Afonso Benites, no Brasil Agora desta sexta-feira (15).
O jornalista aponta que as eleições municipais têm impactado o PSDB, presidido por Marconi Perillo desde dezembro do ano passado. Pesquisas recentes mostram que a extrema direita tem "engolido" a centro-direita e a direita tradicional.
Sampaio teve embates com o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, ex-presidente do partido, e Aécio Neves, por causa de interferências do diretório nacional em SP.
+ Rodrigo Garcia deixa o PSDB; partido teve o terceiro maior número de desfiliações
E Richa quer disputar a Prefeitura de Curitiba pelo PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro. Nos dois casos, há risco de perda de mandato.
Já Barbosa, que tem base em Santos (SP), discute entrar no Republicanos para também concorrer à prefeitura.
+ Brasil Agora: Moraes assume caso Marielle no STF; general acusa Bolsonaro
"A dificuldade que o PSDB tem é chegar ao público jovem. E lembrar, 'ainda somos um partido, ainda existimos'. Essa é a meta de Perillo, atrair jovens, entrar cada vez mais no mundo digital. Ele viu que essa é a única saída para o PSDB sobreviver", comentou Benites, em conversa com os apresentadores Murilo Fagundes e Iasmin Costa.