Lula convoca reunião ministerial diante de queda na popularidade e alta no preço de alimentos; entenda
Presidente também tem viajado o Brasil para divulgar ações do governo; ministros da Educação e da Saúde devem ser especialmente cobrados no encontro
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convocou reunião com todos os ministros na próxima segunda-feira (18). O primeiro encontro ministerial de 2024 vem após três pesquisas indicarem queda na popularidade do petista e alta no preço de alimentos. O editor do SBT News em Brasília, Afonso Benites, conversou sobre o tema com os apresentadores Murilo Fagundes e Iasmin Costa no Brasil Agora desta sexta (15).
"Quando tem queda na popularidade, é muito claro que você precisa melhorar a sua comunicação", apontou Benites. O alto preço de alimentos, a segurança pública e os discursos internacionais do presidente fizeram Lula acender o sinal de alerta no governo.
Benites lembrou que, no ano passado, Lula já havia cobrado ministros de que era necessário mostrar à população o que estava sendo feito por cada pasta. Dessa vez, porém, a cobrança será individual.
+ Brasil Agora: Moraes assume caso Marielle no STF; general acusa Bolsonaro
"Nessa semana, a Casa Civil já repassou a todos os ministérios um pedido: tragam as principais ações que estão fazendo. Dois ministros vão ser bastante cobrados, a Nísia Trindade, da Saúde. E Camilo Santana, da Educação", disse o jornalista.
O editor também vê nas viagens nacionais de Lula em 2024, prioridade na agenda após um 2023 em que compromissos internacionais foram prioridade, uma tentativa de melhorar a imagem do governo.
"Hoje, vai ao Rio Grande do Sul. Ele quer andar em regiões em que teve menos votação do que Bolsonaro. Mostrar que é 'um presidente de todos, não só de quem votou em mim'", analisou Benites.