PSDB e Cidadania abandonam candidatura de Elmar e declaram apoio a Hugo Motta na Câmara
Partidos aumentam hegemonia do candidato de Lira à presidência; apoio supera os 370 deputados
A federação PSDB-Cidadania, que faz parte do bloco político liderado pelo candidato à presidência da Câmara Elmar Nascimento (União-BA), declarou apoio ao deputado Hugo Motta (Republicanos-PB). O movimento foi confirmado nesta terça-feira (5), e, em tese, traz mais 17 votos para o parlamentar apadrinhado pelo atual presidente, Arthur Lira (PP-AL).
Após a federação, o PSB, de Carlos Siqueira, e o PDT, do ministro do Trabalho Carlos Lupi, também anunciaram apoio. As siglas somam 32 parlamentares.
Com a confirmação dos deputados, Motta passaria - em um cenário improvável de apoio integral dos partidos - a contar com 373 votos, aumentando ainda mais a hegemonia para uma eleição que só acontecerá no ano que vem. Ao todo, foram doze partidos a confirmar apoio ao candidato republicano. Para se eleger, são necessários os votos de 257 dos 513 parlamentares.
No caso da bancada do PSDB, o líder Adolfo Viana (BA) confirmou ter conversado com Elmar antes do anúncio. “Certamente a gente conversou com o deputado Elmar Nascimento e naturalmente a gente passa agora a se integrar ao projeto que levará Hugo Motta à presidência da Câmara sem surpreender um partido que caminhava ao nosso lado”, declarou.
Após o anúncio, Motta confirmou que irá seguir em diálogo com os opositores na disputa - Elmar Nascimento e Antônio Brito (PSD-BA) - na tentativa de se chegar a um consenso à presidência. Há expectativa de que, após o anúncio, o PSB confirme apoio ao candidato, somando outros 14 votos.
“Sempre usar o diálogo à exaustão para construir essa candidatura em consenso. Vamos seguir as conversas para avançarmos nas possibilidade de construirmos uma candidatura única que venha atender a todos os partidos da Casa, se possível, representados. Ou ao menos a grande maioria”, declarou Hugo Motta.
Apoios a Motta
Dez partidos já anunciaram apoio ao candidato de Lira, somando 373 votos. Para vencer a eleição, seriam necessário a quantidade mínima de votos é 257 - a maioria absoluta dos votos - metade da quantidade mais um. Ao todo, a Câmara conta com 513 deputados. Pela soma das siglas, o deputado já contaria com 324 votos.
PL: 92 deputados
PT: 68 deputados
PP: 50 deputados
Republicanos: 44 deputados
MDB: 44 deputados
PDT: 18 deputados
Podemos: 14 deputados
PSB: 14 deputados
PSDB e Cidadania: 17 deputados
PCdoB: 7
PV: 5