Poder Expresso: Nunes e Boulos dividem a liderança e deixam Marçal para trás
O programa também trata sobre a os ataques a pagers de membros do Hezbollah no Líbano. Walkie-talkies dos membros do Hezbollah explodem
O programa Poder Expresso desta quinta-feira (19), aborda a pesquisa Datafolha que mostra os candidatos Ricardo Nunes (MDB), com 27%, e Guilherme Boulos (PSOL), com 26%, liderando a disputa pela prefeitura de São Paulo. Com isso, ambos se distanciam de Pablo Marçal (PRTB) para além da margem de erro, que é de três pontos percentuais. O ex-coach registrou 19%.
O programa ainda trata das queimadas no Cerrado que aumentaram 221% em agosto de 2024 em comparação ao mesmo mês de 2023. As savanas, que ocupam a maior parte do bioma, foram as mais afetadas, representando 41,7% da área queimada nos primeiros oito meses do ano. Os estados mais afetados foram Mato Grosso e Tocantins. As queimadas geram impactos ambientais significativos, como escassez de água e crises de seca que afetou diretamente as nascentes das principais bacias hidrográficas do Brasília.
+Área queimada no Cerrado aumenta 221% em agosto, diz MapBiomas
O programa aborda também sobre os ataques a pagers de membros do Hezbollah no Líbano. O ataque ocorreu nesta quarta-feira (18), nove pessoas morreram e mais de 300 ficaram feridas após a explosão de walkie-talkies e equipamentos solares dos membros do Hezbollah. Essas explosões seguiram ataques a pagers do grupo, que, segundo autoridades, continham explosivos detonados remotamente. O conflito se intensificou desde os ataques no sul de Israel, envolvendo Hezbollah e Hamas.
Também está na pauta do Poder Expresso: A nova lei sancionada pelo presidente Lula que introduz regras para concursos públicos. A lei permite que as provas sejam realizadas online, desde que em um ambiente seguro e visa modernizar e unificar as normas para concursos federais, com início de validade em 2028.