Poder Expresso: ministro do STF ameaça suspender X e bloqueia contas da Starlink
O programa também apresenta o andamento das eleições nos Estados Unidos. Pesquisa recente mostrou que Kamala Harris ampliou vantagem sobre Trump
O Poder Expresso desta quinta-feira (29) trata da escalada do embate entre o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, com Elon Musk, proprietário do X (antigo Twitter). O magistrado mandou a empresa nomear um novo representante legal no Brasil em um prazo de 24 horas. O prazo encerra-se à 0h56 do dia 30. Foi nesse horário que Musk deu ciência à intimação ao responder uma postagem do perfil do STF no X.
Nesta quinta-feira (29), as contas da empresa Starlink Holding foram bloqueadas no Brasil por ordem de Moraes. A empresa, que oferece o serviço de internet via satélite, é de propriedade do bilionário Elon Musk. A decisão foi tomada no último dia 18 e os detalhes dela não foram revelados porque o processo corre sob sigilo judicial.
+Após ser intimado no X (Twitter), Musk responde com críticas, ataques com IA e ameaça a Moraes
Esta edição repercute também a crise política na Venezuela, com o maior número de presos políticos já registrado no país desde o início do século: 1.780 pessoas, segundo o Fórum Penal da Venezuela. Desse total, 1.571 prisões ocorreram desde o anúncio da vitória do presidente Nicolás Maduro nas eleições de 29 de julho.
A situação pós-eleitoral gerou protestos, que questionam os resultados das eleições. Maduro venceu com 52,21% dos votos, contra 44,2% do principal opositor, Edmundo González. A oposição e outros governos internacionais acusam fraude e exigem a divulgação das atas eleitorais. A recusa do Tribunal de Justiça da Venezuela em atender a esses pedidos resultou na não aceitação da reeleição de Maduro por vários países, incluindo Estados Unidos e Reino Unido.
+Kamala Harris amplia vantagem sobre Trump, diz pesquisa da Reuters/Ipsos
Também está na pauta do Poder Expresso: a vantagem adquirida pela vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, sobre o ex-presidente Donald Trump, segundo a pesquisa divulgada nesta quinta-feira (29) da Reuters/Ipsos. Kamala lidera com 45% das intenções de voto, frente a 41% para Trump. Na pesquisa anterior de julho, a vantagem era menor, com Harris com 44% e Trump com 42%, o que indicava um empate técnico.
Houve um aumento significativo de apoio entre mulheres e eleitores hispânicos na campanha da vice -presidente que lidera 49% a 36% nesses grupos. Trump mantém vantagem entre eleitores brancos e homens, mas a liderança entre eleitores sem diploma universitário caiu de 14 pontos para 7 pontos desde julho.