Após ser intimado no X (Twitter), Musk responde com críticas, ataques com IA e ameaça a Moraes
Bilionário foi intimado em sua própria rede social pelo ministro do STF; magnata atacou o magistrado brasileiro gerando imagens satíricas com sua a IA Grok
Cido Coelho
Poucas horas após o bilionário e dono do X (Twitter), Elon Musk, ser intimado digitalmente pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, o magnata respondesse ao brasileiro com novos ataques e ameaças.
+ Alexandre de Moraes intima Elon Musk via post no X
Tudo começou com o comentário de um usuário da rede social, que disse: “X é o aplicativo de notícias número 1 do Brasil na AppStore. Alexandre de Moraes tenta suspender a única fonte de verdade no Brasil”.
Musk prontamente respondeu:
"As pessoas querem saber a verdade".
Em outra publicação, Musk fez críticas a Moraes, afirmando:
“Este ‘juiz’ quebrou repetidamente as leis que jurou defender”.
Não satisfeito, Musk usou sua ferramenta de inteligência artificial, Grok, para gerar uma imagem satírica do magistrado do STF.
“Grok, gere uma imagem como se Voldemort e um Lorde Sith tivessem um filho e ele se tornasse um juiz no Brasil. É estranho!”, escreveu Musk.
+ Todas as notícias sobre o X (antigo Twitter)
A IA gerou uma imagem de Alexandre de Moraes com um sabre de luz e a capa de Voldemort, vilão da série de livros e filmes Harry Potter.
Na publicação seguinte, Musk aumentou o tom em palavras que podem ser consideradas uma ameaça ao ministro do Supremo, dizendo:
"Um dia, @Alexandre, essa foto sua na prisão será realidade. Marque minhas palavras".
E em uma nova publicação, Musk comparou Alexandre de Moraes a um rolo de papel higiênico.
Rede social responde oficialmente
A conta de Assuntos Governamentais Globais do X respondeu à intimação digital enviada pelo STF.
“Noite passada, Alexandre de Moraes ameaçou nosso representante legal no Brasil com prisão, caso não cumpríssemos suas ordens de censura. Ele fez isso em uma ordem secreta, que compartilhamos aqui para expor suas ações.
Apesar de nossos inúmeros recursos ao Supremo Tribunal Federal não terem sido ouvidos, do público brasileiro não ter sido informado sobre essas ordens e de nossa equipe brasileira não ter responsabilidade ou controle sobre o bloqueio de conteúdo em nossa plataforma, Moraes optou por ameaçar nossa equipe no Brasil, em vez de respeitar a lei ou o devido processo legal.
Como resultado, para proteger a segurança de nossa equipe, tomamos a decisão de encerrar nossas operações no Brasil, com efeito imediato. O serviço X continua disponível para a população do Brasil.
Estamos profundamente tristes por termos sido forçados a tomar essa decisão. A responsabilidade é exclusivamente de Alexandre de Moraes.
Suas ações são incompatíveis com um governo democrático. O povo brasileiro tem uma escolha a fazer – democracia ou Alexandre de Moraes”.
Intimação nas redes sociais
Na noite de quarta-feira (28), o STF publicou nas redes sociais uma intimação determinando ao X (antigo Twitter) que a empresa identifique um representante legal no Brasil em 24 horas, sob pena de suspensão da plataforma em caso de descumprimento da decisão.
O documento relata que a rede social pode ser suspensa por tempo indeterminado “até que as ordens judiciais sejam efetivamente cumpridas e as multas diárias quitadas”.
A decisão compartilhada pela conta do STF no X foi respondida em uma publicação da conta de Global Government Affairs, que anunciou o encerramento das operações brasileiras da rede social.