Kamala Harris amplia vantagem sobre Trump, diz pesquisa da Reuters/Ipsos
Candidata democrata é favorita entre mulheres e hispânicos e tem 45% das intenções de voto, ante 41% do ex-presidente
A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, ampliou a vantagem sobre o ex-presidente Donald Trump e aparece com 45% das intenções de voto, ante 41% do ex-presidente, na nova pesquisa da Reuters/Ipsos publicada nesta quinta-feira (29).
Na pesquisa anterior, divulgada em julho, Kamala tinha 44% das intenções de voto entre os entrevistados, contra 42% do candidato republicano. Como a margem de erro é de 3 pontos percentuais, a pesquisa indicava um empate técnico.
A nova pesquisa, conduzida nacionalmente de 21 a 28 de agosto e que entrevistou 4.253 adultos nos EUA, incluindo 3.562 eleitores registrados, mostrou Harris ganhando apoio entre mulheres e hispânicos.
Autor de atentado contra Trump também fez pesquisas sobre Biden, diz FBI
A democrata lidera Trump por 49% a 36% — ou 13 pontos percentuais — tanto entre eleitoras quanto entre eleitores hispânicos. Ao longo de quatro pesquisas da Reuters/Ipsos conduzidas em julho, Harris tinha uma liderança de 9 pontos entre mulheres e de 6 pontos entre hispânicos.
Já Trump lidera entre eleitores brancos e homens, ambos por margens semelhantes às de julho, embora sua liderança entre eleitores sem diploma universitário tenha diminuído para 7 pontos na pesquisa mais recente, em comparação com 14 pontos em julho. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.
Estados decisivos
A pesquisa também mostrou que nos sete estados onde a eleição de 2020 foi mais acirrada - Wisconsin, Pensilvânia, Geórgia, Arizona, Carolina do Norte, Michigan e Nevada - Trump tem uma liderança de 45% a 43% sobre Harris entre os eleitores registrados na pesquisa.
Uma pesquisa da Fox News também divulgada nesta quinta-feira (29) mostra Kamala e Trump empatados em pelo menos quatro desses estados pêndulos.
No Arizona, Kamala aparece com 50% das intenções de voto, contra 49% de Trump. Na Geórgia e Nevada, a vice-presidente tem 50%, ante 48% do republicano. Já na Carolina do Norte, Trump aparece com 50%, contra 49% da adversária. Considerando a margem de erro de 3 pontos percentuais da pesquisa, o cenário é de empate técnico.