Eleições nos EUA: pesquisa aponta empate técnico entre Kamala e Trump em 4 estados decisivos
Avaliação do Partido Democrata segue crescendo após desistência do presidente Joe Biden
O Partido Democrata vem conquistando mais espaço na corrida eleitoral nos Estados Unidos. Segundo pesquisa da Fox News divulgada na quarta-feira (28), a vice-presidente Kamara Harris aparece tecnicamente empatada com o ex-presidente Donald Trump, indicado republicano, em outros quatro estados decisivos para o pleito.
+ O que são os estados-pêndulo e por que eles são tão importantes nas eleições americanas?
No Arizona, Kamala aparece com 50% das intenções de voto, contra 49% de Trump. Na Geórgia e Nevada, a vice-presidente tem 50%, ante 48% do republicano. Já na Carolina do Norte, Trump aparece com 50%, contra 49% da adversária. Considerando a margem de erro de 3 pontos percentuais da pesquisa, o cenário é de empate técnico.
As avaliações de Kamala são melhores do que as do presidente Joe Biden, que desistiu da campanha eleitoral em julho. Em pesquisas anteriores, Biden apareceu perdendo para Trump em todos os quatro estados, sendo por 5 pontos no Arizona e em Nevada, por 6 pontos na Geórgia e por 5 pontos na Carolina do Norte.
"Esses resultados mostram que Kamala conseguiu expandir o mapa eleitoral. Quando Biden estava no topo da chapa, o único caminho para uma vitória para a chapa democrata era varrer os estados da muralha azul de Michigan, Wisconsin e Pensilvânia. Mas esse não é mais o caso”, pontuou o pesquisador democrata Chris Anderson.
Em relação ao eleitorado, Kamala recebe 79% de apoio entre os eleitores negros, 56% entre os hispânicos (pessoas que vivem nos Estados Unidos de origem ou cultura latino-americana), 55% entre os menores de 30 anos e 51% entre os eleitores com 65 anos ou mais. Ela também recebe um forte apoio entre mulheres.
Trump, por sua vez, tem maior popularidade entre evangélicos (77%), brancos sem diploma universitário (65%) e produtores rurais (60%). No geral, o ex-presidente permanece com o mesmo número de apoiadores de 2020 (94%), quando enfrentou Biden nas urnas.
+ Campanha eleitoral de Kamala Harris arrecadou valor recorde de quase R$ 3 bilhões
Em relação às preocupações no país, a economia é a principal questão para a maioria dos eleitores, seguida dos temas de imigração e aborto. Trump tem preferência no quesito economia e imigração, enquanto Kamala é favorita entre aqueles que consideram o aborto como a principal questão. Ela também é favorita na área da saúde.