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Política

PL do aborto: buscas pelo autor disparam desde votação na Câmara

Google Trends registrou picos de interesse dos brasileiros pelo deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ). Proposta tramita em regime de urgência

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Manifestação contra o PL 1904/24 | Fernando Frazão/Agência Brasil
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Desde que a urgência na tramitação do Projeto de Lei 1904/24, que equipara o aborto de gestação acima de 22 semanas a homicídio simples, foi aprovada na Câmara dos Deputados, cresceu exponencialmente o interesse da população por Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), autor do texto, na plataforma de buscas Google.

O Google Trends, ferramenta que monitora as buscas feitas na plataforma, registrou uma tendência de aumento nas pesquisas pelo parlamentar como termo de pesquisa – quando um usuário insere seu nome diretamente no buscador – na terça-feira (11), um dia antes de a urgência ser aprovada.

Na data da votação, houve um aumento de 21% nas buscas por Sóstenes Cavalcante no Google em relação à média entre os usuários brasileiros.

Um pico de interesse pelo deputado foi registrado na sexta-feira (14), quando campanhas contrárias ao projeto ganharam força e as buscas por ele dobraram em relação à média. O período analisado foi de 30 dias.

Discussão em alta

Os assuntos relacionados às pesquisas por Sóstenes Cavalcante com mais frequência no período foram "Projeto de lei" e "Aborto", segundo a ferramenta.

Já entre os termos de pesquisa relacionados – termos que são buscados no Google pelo mesmo usuário que pesquisou o nome do deputado –, os cinco mais frequentes no período são relacionados ao PL.

Conhecimento do autor

Os brasileiros foram ao Google para saber quem é o responsável pelo PL do Aborto. A ferramenta registrou um aumento de 100% nas pesquisas pelo termo "autor PL aborto" no sábado (15), data em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se posicionou sobre o projeto.

A discussão da proposta tem mobilizado o debate público nesse período, conforme apurou o setor de comunicação da própria Câmara. Segundo a Casa, o endereço virtual da proposta atingiu 3,1 milhões de visualizações e 780 mil interações em apenas dois dias (12 e 13 de junho).

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