"O presidente do Brasil não tem candidato às presidências da Câmara e do Senado", diz Lula
Segundo Lula, eleições do Congresso são de responsabilidade dos parlamentares e dos partidos. Presidente disse que lhe cabe "tratar bem" quem for eleito
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta quinta-feira (5), que não tem candidatos às presidências da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. No começo de 2025, as duas casas legislativas vão passar por eleições para definir os substitutos de Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (PSD-MG), ambos reeleitos em 2023 e, por isso, não podem disputar no próximo ano.
+ Saiba quem é Hugo Motta, cotado para substituir Lira na presidência da Câmara
Segundo Lula, o papel do presidente da República nas eleições do Congresso é "tratar bem" o deputado federal e o senador que vencerem a disputa interna no poder Legislativo.
"O presidente Lula, o presidente do Brasil, não tem candidato à presidente da Câmara. A presidência da Câmara é da responsabilidade dos partidos políticos e dos deputados federais. A presidência do Senado é de responsabilidade dos senadores e dos partidos políticos que compõem o Senado. Ao presidente Lula cabe a responsabilidade de tratar bem quem quer que seja o presidente da Câmara e o presidente do Senado", disse.
"O presidente da Câmara ou do Senado não precisam do presidente da República, é o presidente da República que precisa deles", concluiu.
Lula adotou discurso semelhante nas eleições para as presidências das duas casas em 2023. Nos últimos dias, o nome de Hugo Motta (Republicanos-PB) passou a ganhar força nos bastidores da Câmara e também do Palácio do Planalto. Ele vinha sendo cotado como um possível nome com o apoio de Lula para assumir a presidência da Casa.