Saiba quem é Hugo Motta, cotado para substituir Lira na presidência da Câmara
Deputado foi aliado de Eduardo Cunha, votou a favor do impeachment de Dilma e construiu proximidade com o Planalto
Deputado federal de quatro mandatos, Hugo Motta (Republicanos-PB) desponta como um dos principais cotados para substituir o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), na troca de comando da Casa em 2025.
Motta atualmente é líder do Republicanos na Câmara e tem proximidade tanto com o próprio Lira quanto com nomes do governo Lula (PT). Sua participação na corrida à presidência da Câmara ainda era incerta, mas ganhou força após apoio do presidente do Republicanos, Marcos Pereira (SP), que antes tinha apresentado o próprio nome para a disputa.
Com a desistência e apoio de Pereira, Hugo Motta virou um nome forte para a próxima eleição. O deputado é médico de formação, mas começou cedo a trajetória política. Foi eleito para o primeiro mandato aos 21 anos. E, em sua quarta legislatura, está com 34 anos.
No passado, Motta foi próximo ao ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha. Chegou a votar pelo impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff e foi da base do ex-presidente Michel Temer. De um partido atrelado ao chamado "Centrão", ele costurou relações com diferentes lados políticos e apoiou pautas econômicas do governo Lula (PT).
O parlamentar disputará a cadeira de Lira com outros líderes partidários: Elmar Nascimento (União-BA), Antonio Brito (PSD-BA) e Isnaldo Bulhões (MDB-AL). A maior expectativa está em torno do nome que receberá apoio do atual presidente, Arthur Lira, que é aliado de Elmar Nascimento, mas pode preferir Motta por conta do espaço político.
As negociações para uma decisão final de Lira foram temas de diferentes reuniões entre líderes partidários nesta semana.