"O povo brasileiro não pode carregar nas costas o peso de Jair Bolsonaro", diz Gleisi
Ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais afirma que ex-presidente conspirou com governo norte-americano para impor tarifaço

Gabriela Vieira
A ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, disse nesta quarta-feira (6) que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) conspirou com o governo dos Estados Unidos para a imposição do tarifaço de 50% sobre os produtos brasileiros.
"O povo brasileiro não pode carregar nas costas o peso de Jair Bolsonaro", criticou. "Conspirou com um governo estrangeiro, fazendo o presidente dos EUA impor pesadas taxas às exportações brasileiras, comprometendo nossos empregos, empresas e a economia do Brasil em troca de pressão para sua anistia", acrescentou a ministra. A declaração foi feita na rede social X (ex-Twitter).
+ Tarifas de Trump a produtos brasileiros entram em vigor; veja lista de isentos
Na segunda (4), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou prisão domiciliar de Bolsonaro, que já cumpria uma séria de medidas cautelares. Em resposta, a oposição do governo, em sua maioria do Partido Liberal (PL), se manifestou no Congresso Nacional, fazendo obstrução aos trabalhos na Câmara e no Senado.
Deputados e senadores aliados do ex-presidente apareceram com esparadrapos na boca, manifestando "contra censura" e pedindo para que as Casas pautem temas de interesse da oposição: anistia a condenados e processados pelo 8 de janeiro, incluindo Bolsonaro, impeachment de Moraes e fim do foro privilegiado.
+ Governo brasileiro inicia processo na OMC contra tarifaço de Trump, diz fonte
Segundo a ministra, a oposição agora impede votações importantes para os trabalhadores e as famílias do Brasil. Entre as pautas que ela sugere serem de maior interesse, estão: isenção do Imposto de Renda (IR) para quem ganha até R$ 5 mil, proposta de emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública e isenção da conta de luz pra quem consome até 80 kW.
Em relação ao tarifaço, as tarifas de 50% impostas pelo presidente dos EUA, Donald Trump, começaram a valer às 1h01 (horário local) desta quarta, atingindo 36% dos produtos exportados pelo Brasil para o país norte-americano.