Brasil

Bateria externa pega fogo durante voo de São Paulo a Amsterdã

Incêndio foi controlado pela equipe de bordo; não houve relato de feridos

,
• Atualizado em

Um carregador portátil pegou fogo durante um voo entre São Paulo e Amsterdã na madrugada desta quarta-feira (6).

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

O princípio de incêndio começou, segundo relato da jornalista Simone Malagoli, quando o avião ainda sobrevoava o Oceano Atlântico, a aproximadamente quatro horas da chegada em Amsterdã. A bordo, boa parte dos passageiros dormia no momento em que o carregador explodiu dentro de uma mochila.

A fumaça se espalhou rapidamente pela cabine, acompanhada de um forte odor, disseram testemunhas. Em meio à confusão e sem saber a origem das chamas, muitos passageiros imaginaram que havia falha grave no motor ou em outros sistemas da aeronave.

Foto: Reprodução | Redes Sociais
Foto: Reprodução | Redes Sociais
"Eu juro que achei que ia morrer”, desabafou a jornalista. “Meu celular estava com o Wi-Fi funcionando, e eu quase mandei mensagem pros meus pais, em tom de despedida", disse Simone em publicação no Instagram.

Segundo ela, o cheiro de queimado foi confundido com uma refeição sendo preparada pela tripulação, até que alguém gritou "fogo! fogo! fogo! fire! ". O dispositivo que causou o incidente estava em uma mochila, e o dono dormia no momento em que as chamas começaram.

A tripulação conseguiu controlar o fogo com extintores e os passageiros tentaram se proteger com toalhas e travesseiros. “A gente inalou muita fumaça. Muita. Depois, quando pousamos, o pessoal do departamento médico passou perguntando sobre nossa saúde”, disse Simone.

Ninguém ficou ferido, mas o episódio reacendeu o alerta sobre os riscos de transportar dispositivos com bateria de lítio. Segundo as regras da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), esses equipamentos devem ser levados apenas na bagagem de mão, ou seja, dentro do avião. “A gente acha que é zelo demais, mas imagina se isso acontece no porão. Quem ia apagar?”, questionou a jornalista.

Últimas Notícias