Avião pousa enquanto outro decola na mesma pista em Guarulhos, São Paulo
Manobra coordenada pela torre de controle do Qeroporto Internacional de SP seguiu protocolos de 'redução de separação em pista' para Boeing 747 e Boeing 777

SBT Brasil
Um avião pousou no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Cumbica, Guarulhos (SP), enquanto outra aeronave decolava. Eles dividiram a pista por alguns instantes durante a madrugada de quarta-feira (18). A torre de controle coordenou a ação, obedecendo aos padrões adotados pelo aeroporto de Guarulhos.
Embora a cena possa parecer assustadora, o procedimento é feito com segurança. O aeroporto possui um procedimento de segurança chamado de "redução de separação em pista", que determina uma distância mínima para que as aeronaves ocupem a mesma pista com distância segura entre os aviões.
O avião que pousou estava vindo de Miami, nos Estados Unidos, modelo Boeing 747-8 da empresa Atlas Air. Enquanto a aeronave que decolava tinha como destino Londres, na Inglaterra, era um Boeing 777 da empresa Latam.
"A LATAM Airlines Brasil esclarece que o voo LA8084 (São Paulo/Guarulhos-Londres) de 18 fevereiro foi autorizado pela torre de controle local e decolou normalmente, obedecendo a separação mínima determinada para pousos e decolagens no Aeroporto de Guarulhos. A companhia reforça ainda que a segurança de seus passageiros e funcionários é prioridade em todas as suas operações", disse em nota a empresa LATAM.









