Publicidade
Política

Moraes diz que "não há dúvidas" de que Bolsonaro tinha conhecimento da minuta golpista

Em voto durante julgamento da trama golpista, o ministro relator ressaltou os ataques do ex-presidente ao STF e às urnas desde 2021

Imagem da noticia Moraes diz que "não há dúvidas" de que Bolsonaro tinha conhecimento da minuta golpista
Moraes na conclusão do julgamento da denúncia sobre tentativa de golpe de Estado | Divulgação/Antonio Augusto/STF
Publicidade

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes disse, durante a leitura do seu voto, nesta quarta-feira (26), que não há dúvidas de que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tinha conhecimento da minuta do golpe de Estado.

“Não há dúvida que Bolsonaro conhecia, manuseava e discutiu sobre a minuta do golpe. O fato, as interpretações sobre o fato vão ocorrer durante a instrução processual penal. Se ele analisou e não quis, se analisou e quis, isso será no juízo de culpabilidade. Mas não há dúvida de que ele tinha conhecimento da minuta de golpe que foi apreendida", argumentou Moraes.

+ Moraes vota para tornar Bolsonaro e sete aliados réus no STF por tentativa de golpe

Em seu voto, Moraes ressaltou os ataques de Bolsonaro ao STF e às urnas desde 2021, lives na internet e também em evento no 7 de Setembro. Segundo o ministro relator, o início da organização criminosa que seria liderada pelo ex-presidente deu começo às suas atividades nesse período.

Moraes afirmou ainda que o ex-presidente difundiu notícias fraudulentas sobre as urnas eletrônicas desde 2021, a partir da iniciação do "gabinete do ódio".

+ Julgamento da denúncia de golpe: "Ninguém foi lá passar batonzinho na estátua", diz Moraes sobre 8/1

Ele também ressalta que os ataques contra lisura do STF foram coordenados e tentavam minar a confiança na Justiça.

A terceira e última sessão finaliza nesta quarta-feira (26) análise da denúncia da Procuradoria-Geral da República contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e sete aliados dele, entre ex-ministros e militares ex-chefes das Forças Armadas, membros do chamado "núcleo crucial" da trama golpista.

Publicidade

Assuntos relacionados

STF
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade