Política

MPF faz apuração preliminar sobre suspeita de improbidade administrativa de Hugo Motta

Apuração é baseada em reportagens que apontam que ex-chefe de gabinete tinha acesso às contas de servidores do parlamentar

Imagem da noticia MPF faz apuração preliminar sobre suspeita de improbidade administrativa de Hugo Motta
Presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB) | Divulgação/Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados
Publicidade

O Ministério Público Federal (MPF) confirmou, nesta quarta-feira (5), que abriu uma investigação preliminar para apurar suspeitas de improbidade administrativa no gabinete do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB).

+ Moraes autoriza general preso por tentantiva de golpe a fazer o Enem

A apuração ocorre após denúncias divulgadas pela imprensa, em agosto, sobre um possível esquema de “rachadinha” envolvendo servidores do gabinete do parlamentar.

+ Senado aprova isenção do Imposto de Renda até R$ 5 mil; projeto vai à sanção de Lula

Segundo o MPF, neste momento, trata-se de uma verificação inicial. Caso sejam encontrados indícios da acusação, o órgão informou que poderá abrir um inquérito contra o deputado.

Denúncias

A investigação foi motivada por uma reportagem do portal Metrópoles, que repercutiu uma acusação do ex-procurador da República Deltan Dallagnol.

Ele afirma que a ex-chefe de gabinete de Motta, Ivanadja Velloso Meira Lima, teria poderes para sacar salários e movimentar valores de contas bancárias de "funcionários fantasmas" ligados ao gabinete do deputado.

Segundo a reportagem, 10 pessoas que trabalham ou trabalharam com o parlamentar assinaram procurações concedendo poderes “amplos e ilimitados” a Ivanadja. No total, essas pessoas acumularam mais de R$ 4 milhões em remunerações.

Até o momento, o deputado Hugo Motta não se pronunciou publicamente sobre o caso.

O SBT News entrou em contato com a assessoria do parlamentar, mas não obteve retorno até a última atualização desta matéria. O espaço segue aberto.

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade