Moraes autoriza visita de Tarcísio a Bolsonaro em 29 de setembro
Governador de São Paulo buscava encontrar ex-presidente na terça-feira (16) em Brasília
Jessica Cardoso
Paola Cuenca
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta segunda-feira (15) que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), visite o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em 29 de setembro. A decisão, no entanto, frustra a expectativa do governador, que havia solicitado que a reunião fosse nesta terça-feira (16).
Tarcísio, aliado próximo de Bolsonaro e cotado como candidato a presidência nas eleições de 2026, tem se movimentado para articular apoio político a um projeto de lei que concede anistia ampla e irrestrita aos condenados pelos ataques do 8 de janeiro de 2023.
Ele estaria em Brasília nesta segunda-feira (15). A viagem, no entanto, foi cancelada de última hora. A assessoria do governador não detalhou os motivos da mudança de agenda.
+ Moraes determina prisão domiciliar para mulher que pichou estátua da Justiça
O projeto de lei da anistia é defendido por deputados do PL e, se aprovado, pode beneficiar diretamente Bolsonaro.
O texto da proposta, porém, ainda não foi formalmente apresentado. O impasse na Câmara permanece sobre como articular a pauta para que ela avance no Senado. Também não há previsão de quando o presidente da Casa Baixa, Hugo Motta (Republicanos-PB), pautará o tema.
Enquanto isso, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), busca construir uma versão alternativa ao projeto defendido pelo PL. A proposta do senador prevê redução de penas para participantes dos ataques que não tenham atuado no planejamento ou financiamento dos atos, mantendo a responsabilização de todos os condenados.
Outras visitas
Também nesta segunda-feira (15), Moraes autorizou uma série de visitas políticas a Bolsonaro. Entre os nomes estão o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, e o deputado federal Rodrigo Valadares (União Brasil-SE), relator do projeto de lei que prevê anistia.
As visitas poderão ser realizadas somente de 9h às 18h. Além de Tarcísio, Bolsonaro receberá em setembro:
- o ex-ministro de Minas e Energia Adolfo Sachsida, no dia 19;
- o deputado federal Rodrigo Valadares, no dia 22;
- o senador Rogério Marinho, no dia 23;
- o líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante, no dia 24;
- o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, no dia 25; e
- o senador Wilder Morais (PL-GO), no dia 26.