Milei confirma que vem ao Brasil para participar de reunião do G20
Presidente da Argentina enviou uma carta ao governo brasileiro garantindo presença
O presidente da Argentina, Javier Milei, confirmou, por meio de uma carta enviada ao governo brasileiro que irá participar do encontro da Cúpula de Líderes do G20, marcada para os dias 18 e 19 de novembro, no Rio de Janeiro.
+ Procurador da Venezuela pede prisão de Milei, presidente da Argentina, por 'roubo' de Boeing
Esse poderá ser o primeiro encontro entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Milei, no entanto, ainda não há confirmação sobre um encontro bilateral entre eles. Em junho, os dois líderes participaram da Cúpula do G7, na Itália, mas não se encontraram no evento.
Um pouco antes, o presidente argentino veio ao Brasil para participar da Conferência de Ação Política Conservadora em Santa Catarina, evento que contou com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) entre os convidados. No mesmo período, enviou a ministra das Relações Exteriores, Diana Mondino, para representar a Argentina na Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul.
+ Milei virá ao Brasil e tem encontro marcado com Bolsonaro
A vinda de Milei aconteceu logo após os presidentes trocarem farpas a distancia, quando Lula disse que o argentino deveria “pedir desculpas ao povo do Brasil" e a ele. Javier Milei respondeu chamando Lula de “esquerdista com o ego inflado”.
A tensão entre os dois começou ainda em 2023, durante a campanha eleitoral na Argentina, quando Milei se referiu ao presidente brasileiro como comunista e corrupto.
+ Milei questiona por que deveria pedir desculpas a Lula: “Ele não foi preso?”
Após ser eleito, Lula não compareceu à cerimônia de posse da presidência, em dezembro do ano passado, e enviou o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, para representar o país.