Milei virá ao Brasil e tem encontro marcado com Bolsonaro
Os dois confirmaram presença em evento conservador, que também conta com Eduardo Bolsonaro na programação
O presidente da Argentina, Javier Milei, virá ao Brasil para a Conferência de Ação Política Conservadora (CPAC), evento que tem Jair Bolsonaro e o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) como palestrantes confirmados.
+ Milei consegue aprovação da Lei de Bases no Congresso da Argentina
Milei fará um discurso nesta edição da CPAC, que será realizada em Balneário Camboriú, em Santa Catarina, no próximo fim de semana. A informação foi confirmada pela Casa Rosada nesta segunda-feira (1º), que também informou que o argentino não irá à Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul, marcada para o dia 8 no Paraguai.
Nas redes sociais, Eduardo Bolsonaro afirmou que Milei também terá uma reunião com o ex-presidente Bolsonaro.
Tensão com Lula
Mesmo com a viagem ao Brasil, o argentino não deve se encontrar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
A tensão entre os dois começou ainda em 2023, durante a campanha eleitoral na Argentina, quando Milei se referiu ao presidente brasileiro como comunista e corrupto.
Na última semana, Lula disse que o presidente argentino deveria “pedir desculpas ao povo do Brasil e a mim”. Ele respondeu chamando Lula de “esquerdista com o ego inflado”.
+Milei questiona por que deveria pedir desculpas a Lula: “Ele não foi preso?”
Ainda de acordo com informações da Casa Rosada, o cancelamento da participação do presidente argentino na Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul não tem relação com os atritos com Lula e o motivo seria a agenda cheia de Milei. A ministra das Relações Exteriores, Diana Mondino, irá substituí-lo.