Papa Leão XIV pede diplomacia após novas sanções dos EUA contra Cuba
Decreto de Trump mira países que vendem petróleo à ilha; Casa Branca também avalia bloqueio naval como forma de ampliar pressão
Papa Leão XIV | Reprodução/Vatican News
Leonardo Almeida
O papa Leão XIV pediu neste domingo (1) que exista diplomacia nas relações entre EUA e Cuba. A declaração foi dada durante a oração de Angelus, na Praça São Pedro, e ocorreu após Donald Trump assinar um decreto que impõe tarifas econômicas aos países que fornecem petróleo a Cuba. O presidente norte-americano também estuda um bloqueio naval sobre a ilha.
Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.
"Sigo, com dor, as notícias que chegam de Cuba. Ninguém pode ser indiferente ao pranto de um povo que carece do básico. Peço que a diplomacia prevaleça sobre a força e que a ideologia nunca seja colocada acima da dignidade humana", declarou o pontífice.
Em nota divulgada pelo governo cubano, o presidente Miguel Díaz-Canel afirmou que a decisão tomada por Trump é criminosa e que confia na compreensão internacional e com apoio de outros países pela proteção de Cuba.