Milei consegue aprovação da Lei de Bases no Congresso da Argentina
Pacote aprovado vai permitir a privatização de algumas empresas e dará mais liberdade ao governo na gestão fiscal e administrativa
Depois de seis meses de embate com o Congresso, o governo argentino conseguiu a aprovação final do pacote de reformas conhecido como Lei Bases.
O presidente Javier Milei afirmou que, após a aprovação final, começará uma nova fase do governo. Ele fez promessas grandiosas, como multiplicar por quatro a renda per capita do país.
Milei disse também que agora a Argentina começa a se parecer com países como França e Alemanha. Por enquanto, os números o desmentem.
Nesta semana, um índice confirmou que a Argentina já entrou em recessão técnica no primeiro trimestre. A economia encolheu 5,1%.
A inflação cedeu, mas segue acima de 4% ao mês. O pacote aprovado pelo Congresso vai permitir que a Argentina privatize algumas empresas e dará mais liberdade ao governo na gestão fiscal e administrativa. Também diminui a isenção de impostos para trabalhadores, o que deve aumentar a arrecadação.
Resta saber, nos próximos meses, os efeitos da aprovação das reformas, que terão impacto direto na "aprovação" do governo. Depois de conseguir o apoio do Congresso, Milei não poderá mais usar a má vontade do legislativo para se justificar.