Lula viaja ao Xingu nesta sexta (4) para se encontrar com cacique Raoni e outras lideranças indígenas
Presidente e chefes de povos locais devem conversar sobre segurança alimentar, mudanças climáticas e fortalecimento das culturas

Felipe Moraes
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) viaja ao Xingu, nesta sexta-feira (4), para se reunir com cacique Raoni Metuktire, cuja longa luta pela preservação do meio ambiente e pelos direitos de povos originários é reconhecida no Brasil e no exterior, e outras lideranças indígenas da região.
+ Em meio à queda de popularidade, Lula faz evento para divulgar ações de dois anos do governo
A agenda oficial do chefe do Executivo prevê visita à Terra Indígena Capoto-Jarina, no Parque Nacional do Xingu, no Mato Grosso.
A reunião com Raoni e chefes locais deve ser organizada na aldeia Piaraçu, em São José do Xingu (MT), a partir de 11h (horário local), e deve passar, segundo o Palácio do Planalto, por temas como segurança alimentar, mudanças climáticas e fortalecimento das culturas.
O convite ao presidente foi feito em março, quando o petista recebeu lideranças indígenas do Xingu no Palácio da Alvorada.
Lula voltou no último domingo (30) de viagem à Ásia, onde visitou Japão e Vietnã na companhia de ministros e dos presidentes do Senado Federal, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), e da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB).
Em março de 2024, Raoni recebeu a maior homenagem do governo da França, a Ordem Nacional da Legião de Honra, das mãos do presidente Emmanuel Macron. Lula e outras autoridades participaram do evento.