Publicidade
Política

Lula reforça importância da democracia no aniversário do golpe de 64 e diz que ameaças "insistem em sobreviver"

Golpe que iniciou ditadura militar completou 61 anos nesta segunda-feira (31)

Imagem da noticia Lula reforça importância da democracia no aniversário do golpe de 64 e diz que ameaças "insistem em sobreviver"
Foto: Ricardo Stuckert/PR
Publicidade

No dia que marca os 61 anos do golpe civil-militar que mudou os rumos do Brasil, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que ameaças autoritárias "insistem em sobreviver". Em publicação na rede social X (antigo Twitter), o presidente reforçou a importância de defender a democracia, o único caminho "para que o Brasil seja um país mais justo e menos desigual".

+ "Golpe de Estado mata", diz Dino ao votar para tornar Bolsonaro e 7 aliados réus por trama golpista

“Não existe um verdadeiro desenvolvimento inclusivo sem que a voz do povo seja ouvida e respeitada. Não existe justiça sem a garantia de que as instituições sejam sólidas, harmônicas e independentes”, escreveu.

O golpe de 1964 marcou o início da ditadura militar que durou 21 anos.

“Nosso povo, com muita luta, superou os períodos sombrios de sua história. Há 40 anos, vivemos em um regime democrático e de liberdades, que se tornou ainda mais forte e vivo com a Constituição Federal de 1988. Esta é uma trajetória que, tenho certeza, continuaremos seguindo. Sem nunca retroceder”, acrescentou.

+ Deputada apresenta proposta contrária ao PL da anistia

Essa é a primeira vez neste mandato que Lula cita o golpe de 64 na data de aniversário. No ano passado, o presidente determinou que o governo não realizaria nenhum evento sobre a memória dos 60 anos do golpe.

Na semana passada, o Supremo Tribunal Federal (STF) tornou réus o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete aliados, denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR), por tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade