Lula recebe presidente da Nigéria em meio a tarifaço de Trump
Encontro visa aprofundar cooperação comercial entre os países e debater ações multilaterais

Camila Stucaluc
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebe, nesta segunda-feira (25), o presidente da Nigéria, Bola Tinubu. Os líderes se encontrarão no Palácio do Planalto, em Brasília, onde irão debater ações regionais e multilaterais, e assinar atos bilaterais.
A visita de Tinubu está prevista para durar dois dias. Além de Lula, o líder nigeriano se reunirá com os presidentes do Senado, da Câmara e do Supremo Tribunal Federal (STF). Depois, ao lado do vice-presidente Geraldo Alckmin, participará do Fórum Empresarial Nigéria-Brasil.
O encontro bilateral acontece em meio ao tarifaço de 50% imposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre os produtos brasileiros. Como alternativa, o governo vem buscando reforçar a cooperação comercial com países parceiros e abrir novos mercados.
Segundo o Planalto, em 2024, a Nigéria foi o quarto maior parceiro comercial do Brasil na África. O fluxo comercial bilateral foi de US$ 2 bilhões, cifra 20% superior ao registrado em 2023. Em relação às exportações brasileiras, os principais itens são açúcares e melaços (74%). Já no caso das importações, fertilizantes (48%) e petróleo e derivados (48%) lideram a lista.
+ Alckmin minimiza impactos do tarifaço e diz que governo não vai desistir de baixar alíquota
Na última semana, Lula recebeu o presidente do Equador, Daniel Noboa, com quem assinou memorandos de cooperação relativos à luta contra a fome e a pobreza. Os líderes também selaram acordos na área de inteligência artificial e para a promoção de políticas públicas sobre agricultura familiar. No caso do comércio bilateral, Lula disse ter interesse em exportar produtos como papel, trigo e automóveis.