Lula recebe Galípolo fora da agenda e encontro é visto como gesto sobre sucessão no Banco Central
O atual diretor de Política Monetária do Banco Central esteve com o presidente na tarde desta terça-feira (25)
O presidente Lula recebeu o diretor de Política Monetária do Banco Central, Gabriel Galípolo, para uma reunião no Palácio do Planalto nesta terça-feira (25). O encontro não consta na agenda oficial do presidente. No entanto, o compromisso foi registrado na agenda de Galípolo como uma reunião para tratar sobre assuntos institucionais.
+ Lula diz que presidente do Banco Central tem lado político e trabalha para prejudicar o Brasil
Galípolo e Lula ficaram mais de uma hora reunidos e o encontro ocorreu no mesmo dia em que o Comitê de Política Monetária, o COPOM, divulgou a ata sobre a decisão de manter a taxa Selic em 10,5%. Galípolo é o principal cotado para substituir Roberto Campos Neto na presidência do Banco Central.
Um dos assuntos tratados na reunião foi a meta de inflação. A meta para este ano é de 3%, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto porcentual para cima ou para baixo. Ou seja, o limite inferior é 1,5% e o superior, 4,5%.
Já as projeções oficiais do BC apuradas entre agentes do mercado financeiro estão em 4,0% para 2024 e 3,4% para 2025.
O encontro com Lula foi visto como gesto do Planalto para acalmar os agentes do mercado financeiro diante das críticas feitas na semana passada a Roberto Campos Neto. As declarações de Lula geraram oscilação na cotação do dólar e na Bolsa.