Política

Lula recebe alta após cirurgia de catarata e deve retomar atividades na segunda (2)

Procedimento foi realizado sem intercorrências no CBV Hospital dos Olhos; presidente deve passar o fim de semana na Granja do Torto

• Atualizado em

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realizou nesta sexta-feira (30) uma cirurgia de catarata no olho esquerdo. O procedimento foi realizado no CBV Hospital dos Olhos sem intercorrências e o mandatário já recebeu alta hospitalar.

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

Segundo nota do Palácio do Planalto, o presidente permanecerá esta sexta-feira e o fim de semana na Granja do Torto e deve retornar às atividades na próxima segunda-feira (2). A nota informa ainda que Lula segue com acompanhamento habitual pelas equipes médicas lideradas pelo Prof. Dr. Roberto Kalil Filho e pela Dra. Ana Helena Germoglio.

Leia nota do Palácio do Planalto

"O presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizou nesta sexta-feira, 30 de janeiro, cirurgia de catarata no olho esquerdo. O procedimento, no CBV Hospital de Olhos, em Brasília, ocorreu sem intercorrências e o presidente já recebeu alta hospitalar. Ele permanecerá esta sexta-feira e o fim de semana na Granja do Torto. Retorna às atividades de rotina na segunda-feira (2).

O presidente segue com acompanhamento habitual pelas equipes médicas lideradas pelo Prof. Dr. Roberto Kalil Filho e pela Dra. Ana Helena Germoglio."

Cirurgias recentes de Lula

Essa já é a quarta cirurgia recente a que Lula, com 80 anos de idade, é submetido. Em setembro de 2023, o presidente colocou uma prótese no quadril para suavizar as dores decorrentes de uma artrose. Antes do procedimento, ele se queixava de incômodo ao andar.

No mesmo mês, o petista também realizou procedimento estético para retirar o excesso de pele e bolsas de gordura nas pálpebras conhecido como blefaroplastia.

Em outubro de 2024, Lula sofreu um acidente ao cair e bater a parte de trás da cabeça após se desequilibrar quando estava no banheiro do Palácio do Alvorada. Por isso, em dezembro de 2024, precisou passar por um procedimento de emergência para drenar uma hemorragia subdural (sangramento cerebral).

Três dias após a drenagem, Lula voltou à mesa de cirurgia para realizar um cateterismo e evitar novos sangramentos.

Últimas Notícias