Publicidade
Política

Lula promete autonomia a Galípolo e diz que "jamais" vai interferir no Banco Central

Presidente publicou nas redes sociais vídeo ao lado do futuro presidente do banco, além de ministros Haddad, Tebet e Rui Costa

Imagem da noticia Lula promete autonomia a Galípolo e diz que "jamais" vai interferir no Banco Central
Publicidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva publicou um vídeo nas redes sociais, nesta sexta-feira (20), em que promete ao futuro presidente do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo, autonomia e nenhuma interferência por parte da Presidência da República na autarquia. Lula ainda defendeu que o governo vai atuar para combater a inflação e para manter a estabilidade econômica do país.

+ Haddad diz que ajustes do Congresso no pacote fiscal "não afetam o resultado final"

Também estavam presentes no vídeo, ao lado de Lula e Galípolo, os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Simone Tebet (Planejamento), Rui Costa (Casa Civil). Na publicação, Lula diz ainda que Galípolo será um ‘presente ao Brasil’ quando assumir o BC.

“Eu quero te dizer, Galípolo, que você será o mais importante presidente do Banco Central que esse país já teve, porque você vai ser o presidente com mais autonomia que o Banco Central já teve. Eu tenho certeza que, pela sua qualidade profissional, pela sua experiência de vida e pelo seu compromisso com o povo brasileiro, você vai dar uma lição de como se governa um Banco Central com verdadeira autonomia”, disse Lula.

Galípolo comandará o BC entre 2025 e 2028 e substituirá Roberto Campos Neto, indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro em 2020 e tomou posse em 2021.

“Por isso eu quero te desejar boa sorte, que Deus te abençoe e quero que você saiba que jamais haverá da parte da presidência qualquer interferência no trabalho que você tem que fazer no Banco Central. Por isso, te desejo muita sorte, querido, para que você seja o espelho para que esse Brasil possa crer que estamos consertando o Brasil”, concluiu.

Lula ainda defendeu a estabilidade econômica e o combate à inflação como uma das medidas mais importantes para a população brasileira. Com o dólar acima de R$ 6, o vídeo foi visto como um aceno ao mercado financeiro. Desde o início do mandato, o presidente da República fez diversas críticas ao setor e também ao presidente do BC, Roberto Campos Neto.

“Queria dizer a ele que estamos mais convictos que nunca que a estabilidade econômica e o combate à inflação são as coisas mais importantes para proteger o salário e poder de compra das famílias brasileiras. Tomamos medidas necessárias para defender a nova regra fiscal e seguimos atentos a necessidade de novas medidas”, disse.

Reunião ministerial

Lula e ministros tiram foto em reunião ministerial no Palácio da Alvorada | Foto: Ricardo Stuckert
Lula e ministros tiram foto em reunião ministerial no Palácio da Alvorada | Foto: Ricardo Stuckert

O vídeo foi gravado durante uma reunião ministerial no Palácio da Alvorada, realizada também nesta sexta-feira. Todos os 39 ministros do governo marcaram presença. O encontro serviu como um balanço da primeira metade do governo Lula 3 e também para fazer uma confraternização entre os homens e mulheres fortes da Esplanada dos Ministérios. Também estavam presentes os líderes do governo na Câmara, no Senado e no Congresso Nacional.

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade