Lula pede que Trump não dê palpite no Brasil: "Aqui, cuidamos nós"
Presidente comentou ainda sobre um possível quarto mandato em 2026: "Vem coisa por aí"

Gabriela Vieira
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pediu nesta quinta-feira (21) que o presidente norte-americano, Donald Trump, "não dê palpite" no Brasil. A declaração foi feita durante evento de entrega de novas unidades odontológicas móveis em Sorocaba (SP).
"Essa é a diferença entre governar e cuidar, porque a palavra correta não é governar, é cuidar. Eu quero cuidar desse país, por isso o presidente americano não dê palpite aqui, porque, aqui, cuidamos nós”, disse.
Lula também falou sobre a soberania nacional do país, que só é possível dando oportunidade para todos. "Soberania não é apenas cuidar da nossa fronteira, do nosso mar, da nossa floresta. É cuidar do povo, isso sim é a soberania de um país", afirmou.
"É por isso que nós não temos medo de ninguém gritar com a gente. Aliás, nós somos educados, eu não grito com ninguém”, acrescentou.
Eleições 2026
Durante discurso, Lula também deixou claro que existe a possibilidade de ele concorrer à reeleição em 2026.
"Um mandato do Lula incomodou muita gente. Dois mandatos do Lula incomodaram muito mais. Três mandatos do Lula incomodaram muito, Imagina se tiver o quarto mandato, como eles vão ficar incomodados? Se preparem, que vem coisa aí", disse.
+ Gás de cozinha de graça: Lula anuncia envio de proposta ao Congresso
Gás de cozinha
Durante o evento, Lula anunciou que aprovou o envio ao Congresso Nacional de um projeto de lei para o governo federal distribuir gás de cozinha de graça para 15,5 milhões de famílias.
+ PF vê articulação de Bolsonaro com advogado de empresa de Trump para interferir em processo no STF
+ Defesa diz que Jair Bolsonaro não descumpriu medidas cautelares