Gás de cozinha de graça: Lula anuncia envio de proposta ao Congresso
Medida visa beneficiar 15,5 milhões de famílias; presidente também comentou que energia elétrica "está cara"

SBT News
com informações da Reuters
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta quinta-feira (21) que aprovou o envio ao Congresso Nacional de um projeto de lei para o governo federal distribuir gás de cozinha de graça para 15,5 milhões de famílias.
"Ontem eu aprovei para mandar para o Congresso Nacional uma lei que vai distribuir gás de cozinha de graça para 15,5 milhões de famílias", disse o presidente durante discurso em Sorocaba (SP).
Agora, o projeto de lei irá para discussão e votação pelos parlamentares, que deverão analisar detalhes antes de eventual aprovação.
A proposta, batizada de Gás para Todos, beneficiaria famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) e substituiria o atual Auxílio-Gás.
O programa em vigor atualmente repassa o valor integral do botijão de gás às famílias cadastradas a cada dois meses. As datas de pagamento do Auxílio-Gás seguem o calendário do Bolsa Família.
+ Tarifa social de energia entra em vigor: veja quem tem direito e o que muda
Em sua fala, Lula lembrou da medida, já em vigor, para isentar do pagamento de energia elétrica consumidores de baixa renda que têm baixo consumo, e afirmou que a energia no país "está cara".
"Vocês sabem que, a partir do mês passado, quem consome até 80kW de energia não vai pagar mais. E quem consome até 120kW vai pagar apenas a diferença entre 80kW e 120kW. [...] A energia está muito cara. E no Brasil o pobre usa a energia do mercado regulado, que é a energia regulada pelo governo. O rico usa a energia do mercado livre. Sabe qual é o resultado disso? O rico paga mais barato que os pobres", comentou.