Política

Lula exibe três músicas em jantar com deputados e dá recados à classe política; veja as canções

Lideranças entenderam mensagens para a campanha eleitoral

Imagem da noticia Lula exibe três músicas em jantar com deputados e dá recados à classe política; veja as canções
O presidente Lula durante cerimônia de Abertura do Ano Judiciário de 2026, no STF | Gustavo Moreno/STF
• Atualizado em

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) escolheu a dedo três músicas brasileiras para exibir no jantar com líderes da Câmara, nesta quarta-feira (04), e, de quebra, mandar recados à classe política às vésperas de se lançar na disputa pelo quarto mandato.

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

Na Granja do Torto, residência de campo da Presidência da República em Brasília, Lula abriu os trabalhos com "Disparada", de Geraldo Vandré e Théo de Barros. "Prepare o seu coração / Pras coisas que eu vou contar / Eu venho lá do sertão", dizem os versos eternizados na voz de Jair Rodrigues.

Além de mimetizar a trajetória pessoal do presidente, que também nasceu no sertão, a música, dos anos 60, é um marco do enfrentamento à ditadura.

Na leitura de dois líderes, Lula sinaliza que deve tocar sua campanha com a mesma melodia: um discurso antissistema - apesar de ser o próprio chefe de Estado - a ser calcado na investigação deflagrada pela Polícia Federal contra magnatas do sistema financeiro no âmbito da Operação Compliance Zero.

De acordo com relatos, o presidente chegou a dar bronca em sua equipe pela demora em "dar o play", apesar de estar tudo ensaiado previamente. Arrancou risos dos líderes partidários presentes. Ao ouvir a melodia, Lula se emocionou.

A segunda canção executada foi "Para Não Dizer que Não Falei das Flores", também de Geraldo Vandré, outro símbolo da luta contra a repressão e um chamamento à mobilização popular, um rompimento com a passividade. Quem acompanhava toda a sequência, a poucos metros da caixa de som, era o ministro da Secretaria de Comunicação Social, o publicitário Sidônio Palmeira.

O "momento de DJ" do presidente foi encerrado ao som de "Do Alto do Mulungu Surge a Esperança: Lula, o Operário do Brasil", samba-enredo da Acadêmicos de Niterói para o desfile na Marquês de Sapucaí em 2026.

Foi a consolidação do clima eleitoral do jantar com deputados para a campanha que deverá ser marcada, mais uma vez, pelo personalismo em torno das figuras de Lula e do ex-presidente Jair Bolsonaro, a ser representado nas urnas pelo seu filho primogênito, o senador Flávio Bolsonaro.

Últimas Notícias