Lula se diz feliz com eleições na Venezuela e afirma que Maduro vai convidar olheiros do mundo inteiro
Segundo o presidente, Maduro informou que vai chamar observadores internacionais para acompanhar pleito
Raphael Felice
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou ter ficado "feliz" com a marcação das eleições presidenciais na Venezuela para o dia 28 de julho.
A declaração foi dada nesta quarta-feira (6) a jornalistas no Palácio do Planalto, pouco antes do início da cerimônia de recepção ao presidente da Espanha, Pedro Sánchez, que está no Brasil para visita oficial.
+ Lula diz que Brasil está à disposição para mediar relação entre Guiana e Venezuela
Em meio a críticas à lisura no processo eleitoral da Venezuela, Lula afirmou que o assunto foi tratado na reunião da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac). Segundo o presidente brasileiro, Maduro prometeu no encontro que vai convidar olheiros do mundo inteiro para fiscalizar o pleito no país.
"Sabe que eu fiquei feliz que marcaram a eleição na Venezuela?!", disse. "O que me disseram na reunião que eu tive na Celac, na Guiana, é que vão convidar olheiros do mundo inteiro", acrescentou.
Sobre como o pleito vai se desenrolar, Lula disse que se a oposição a Maduro se comportar de forma parecida com a brasileira, não será um fator positivo.
"Se o candidato da oposição tiver o mesmo comportamento do nosso aqui, sabe, nada vale", afirmou.