Lula diz que Brasil está à disposição para mediar relação entre Guiana e Venezuela
Presidente teve reunião na manhã desta quinta-feira (29) com Irfaan Ali e também afirmou que América do Sul não precisa de conflito
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, após encontro com o presidente da Guiana, Irfaan Ali, que os países da América do Sul devem trabalhar para manter a paz e a tranquilidade na região sem criar "contencioso".
+ Lula e presidente da Guiana se reúnem nesta quinta (29) para debater disputa por Essequibo
A declaração ocorreu durante agenda oficial na Guiana. Lula é apontado pelo presidente guianense como protagonista na região para manter estabilidade, racionalidade e paz.
O presidente brasileiro negou que esse tenha sido um dos temas da reunião bilateral que Lula teve com Irfaan.
+ Simone Tebet diz que Brasil trabalha para 'encurtar distâncias' na América do Sul
No entanto, desde que o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, fez ameaças de invasão ao país vizinho, na disputa pela região de Essequibo, o Brasil deixou claro não concordar com a postura venezuelana, apesar da proximidade do petista com Maduro.
Depois da agenda em Georgetown, capital da Guiana, Lula segue para São Vicente e Granadinas, para participar da cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), bloco de países da América Latina e Caribe.