Lula conversou por telefone com Delcy Rodríguez após captura de Maduro na Venezuela
Ligação, no sábado pela manhã, partiu do brasileiro e ocorreu antes de a vice assumir posto de presidente interina na ausência do líder venezuelano


Hariane Bittencourt
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou por telefone com a presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez.
A ligação partiu do petista e aconteceu no sábado (3) pela manhã, horas depois de a ação militar dos Estados Unidos vir a público. Segundo interlocutores, foi um telefonema rápido. Lula queria "ter informações sobre o que aconteceu" e saber o que realmente tinha havido, diante das notícias sobre a operação norte-americana.
Esse foi único contato entre Lula e Rodríguez desde a captura de Nicolás Maduro, na madrugada de sábado, e ocorreu antes de a vice-presidente ser ordenada líder interina pela Suprema Corte venezuelana, no mesmo dia.
A ligação aconteceu antes das reuniões de emergência que aconteceram também no sábado, no Palácio do Itamaraty.
O presidente brasileiro segue no Rio de Janeiro, na Restinga da Marambaia. Ele volta a Brasília amanhã (6), provavelmente no fim da manhã.
Também no sábado, horas após a captura de Maduro, o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, conversou por telefone com o ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Yvan Gil.
Segundo Gil, o chanceler brasileiro manifestou "enérgica condenação" ao que ele chamou de "ato de agressão militar criminosa contra o povo venezuelano".









