Lula confirma agenda internacional em outubro com viagens à Europa e Ásia
Compromissos incluem evento da ONU em Roma, encontro na Indonésia e cúpula das Nações do Sudeste Asiático na Malásia

Victória Melo
Murilo Fagundes
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) terá uma série de viagens internacionais ao longo de outubro. A primeira parada será em Roma, na Itália, onde participa de um evento da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) no dia 13 de outubro. O embarque de Brasília deve ocorrer entre sábado (11) e domingo (12). A previsão é de retorno já no dia 13.
Na semana seguinte, o chefe do Executivo seguirá para a Ásia. No dia 24 de outubro, Lula cumpre agenda oficial em Jacarta, na Indonésia. A expectativa é de que ele chegue à capital no dia 23, com possibilidade de saída de Brasília no dia 22.
De lá, o presidente deve estender a viagem até a Malásia, onde participará da cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean), em Kuala Lumpur. Estão previstas reuniões bilaterais no dia 25 e a cúpula nos dias 26 e 27 de outubro. O retorno ao Brasil está programado para o dia 27.
As agendas internacionais foram confirmadas pelo Palácio do Planalto. As datas ainda podem sofrer ajustes.
A expectativa é que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, também esteja presente em parte desses compromissos. A coincidência de agendas abre espaço para uma nova aproximação entre os dois líderes, que já haviam sinalizado disposição para o diálogo durante a Assembleia Geral da ONU, em Nova York, no mês de setembro.
+ Lula diz estar convencido que isenção do IR até R$ 5 mil será aprovada no Congresso